sexta-feira, 6 de março de 2009

Situação do Campeonato Goiano após 10 rodadas - GRUPO B

No Grupo B, quem lidera é o Goiás, que comandado por Hélio dos Anjos tem a melhor campanha até agora na edição 2009 do Campeonato Goiano. O time está invicto tendo vencido 8 dos 10 jogos que disputou, além de 2 empates, possui o melhor ataque com 24 gols e a melhor defesa com 4 gols sofridos apenas. O Goiás e manteve a base do ano passado conta com o artilheiro da competição, Felipe, justamente um de seus novos contratados para a temporada. No próximo final de semana o Goiás tem a missão de mostrar que a goleada de 6 a 1 sobre o Vila Nova não foi por acaso, enfrenta seu maior rival novamente só que dessa vez o Vila Nova vive um melhor momento no campeonato.
O segundo colocado do Grupo B é também a equipe que tem a segunda melhor campanha do campeonato. Trata-se do Atlético Clube Goianiense, o atual campeão brasileiro da Série C, manteve o time titular de 2008 e trouxe alguns bons jogadores para reforçar o elenco. O Atlético é o outro único invicto no Goianão 2009, venceu 7 vezes, e empatou outras 3. A equipe que trocou de treinador durante o campeonato, Paulo César Gusmão entrou na vaga deixada por Mauro Fernandes que foi para o Vitória da Bahia. O Dragão marcou 23 gols e tem o segundo ataque mais positivo, conta também com a segunda defesa menos vazada da competição levando apenas 2 gols.
Na terceira posição aparece o Santa Helena que retornou a divisão principal do Campeonato Goiano nesse ano. Antes da bola rolar o Santa Helena prometia brigar por uma das duas vagas na semifinal, mas não contava com as excelentes campanhas de Goiás e Atlético-GO que dificilmente perderão as vagas, porém o Santa Helena não deve ser rebaixado. O time tem o vice-artilheiro do campeonato, Dinei com 7 gols, outros destaques são o meia Castor e o lateral Dida.
Na quarta posição aparece a Anapolina, que era cotadíssima para ser o saco de pancadas do Goianão 2009, mas a Xata como é conhecida por seus torcedores vêm justificando seu apelido, a equipe conseguiu resultados acima do esperado e já somou 13 pontos. O problema maior da Anapolina é financeiro, a folha salarial tem aproximadamente, 500 reais de média, e o salário é suplementado com um rateio de parte da renda dos jogos que tiver o mando de campo. Esses problemas estão sendo superados pelo bom trabalho do treinador De Paula, que tem como destaque em seu elenco o lateral direito Magno.
Já na zona da degola aparece a Jataiense, somou apenas 9 pontos e é séria candidata a rebaixamento. Com pequenos investimentos o time se mostra frágil, apesar de ter apresentado alguma evolução técnica com boas apresentações da dupla de ataque, Aldrovani e Fuzuê.
A Aparecidense é a lanterna do Grupo B e também tem o pior desempenho dentre todas as 12 equipes do campeonato. Retorna à divisão de elite do campeonato goiano, mas essa passagem deve ser curta pois o time não é bom, e tem nos próximos 7 jogos adversários como Goiás e Atlético. A Aparecidense somou 7 pontos, e em 10 jogos teve 7 derrotas. A defesa é a mais vazada, já sofreu 23 gols.

Nenhum comentário: