terça-feira, 8 de junho de 2010

Grupo B

O Grupo B tem um grande favorito e três outras equipes que brigam pela segunda vaga às Oitavas de Final. A Argentina é a franca favorita para o primeiro posto do grupo, Nigéria, Coreia do Sul e Grécia brigam pela outra vaga.

No Grupo apenas a Grécia precisou da respescagem para chegar à fase final da FIFA World Cup. A Coreia se classificou tranquilamente, Argentina e Nigéria tiveram uma preparação caótica

A Argentina tenta um título que não ganha desde 1986, e também quer encerrar um jejum de títulos que vigora desde a conquista da Copa América de 1993. Os nigerianos tentam representar bem o continente africano, enquanto a Coreia do Sul busca uma ida às Oitavas, e a Grécia quer mostrar que a EURO-2004 não foi por acaso.

Argentina: O futebol argentino passou por muitas dificuldades nos quatro anos que antecederam a Copa 2010. Troca de treinador, com Diego Maradona assumindo um posto inédito até então. Nas Eliminatórias a Argentina passou sufoco para se classificar mas conseguiu a quarta vaga na América do Sul.

Dieguito balançou muito e dividiu a opinião entre os torcedores e parte da crítica do país quanto a sua permanência frente à seleção. Resultados como a goleada sofrida para a Bolívia por 6 a 1 e a derrota para o Brasil por 3 a 1 em Rosário foram marcas muito negativas na trajetória dos hermanos.

Maradona utilizou 50 jogadores nas Eliminatórias e convocou mais de 80 no total, número considerado muito alto na formação de uma seleção. Mas nem todos esses fatores tiraram a tradicional Argentina da Copa. E eles cresceram muito na reta final. Os jogadores argentinos sobretudo seus atacantes vivem uma fase muito boa e espera-se que isso se reflita na África do Sul.

Sem contar a grande expectativa que se cria em torno da performance de Messi pela seleção. No clube em que joga Lionel Messi ganhou todos os prêmios coletivos e individuais que um jogador pode ganhar. Destaque ainda para o goleador Higuaín, o sempre bom Carlos Tevez, além de Dí Maria que fez grande campanha pelo Benfica e o matador Diego Milito da Internazionale, campeão da Liga dos Campeões.

Maradona após seus intermináveis laboratórios de experiências, levou 23 jogadores e deixou de fora nomes que surpreenderam a todos como o experientíssimo Javier Zanetti e o bom volante Esteban Cambiasso. Os 23 de Maradona são:

Goleiros: Sergio Romero (AZ Alkmaar-HOL), Mariano Andújar (Catania-ITA) e Diego Pozo (Colón-ARG)

Defensores: Nicolás Otamendi (Vélez Sarsfield-ARG), Martín Demichelis (Bayern de Munique-ALE), Walter Samuel (Inter de Milão-ITA), Gabriel Heinze (Olympique de Marselha-FRA), Nicolás Burdisso (Roma-ITA), Clemente Rodríguez (Estudiantes-ARG) e Ariel Garcé (Colón-ARG)

Meias: Jonás Gutiérrez (Newcastle-ING), Juan Sebastián Verón (Estudiantes-ARG), Javier Mascherano (Liverpool-ING), Ángel Di María (Benfica-POR), Javier Pastore (Palermo-ITA), Mario Bolatti (Fiorentina-ITA) e Maxi Rodríguez (Liverpool-ING)

Atacantes: Lionel Messi (Barcelona-ESP), Gonzalo Higuaín (Real Madrid-ESP), Carlos Tévez (Mancheter City-ING), Sergio Agüero (Atlético de Madri-ESP), Diego Milito (Inter de Milão-ITA) e Martín Palermo (Boca Juniors-ARG).

Em 2010 a Argentina disputou 5 amistosos, venceu todos. 3 a 2 na Costa Rica, 2 a 1 na Jamaica, 1 a 0 na Alemanha (jogo em Munique), 4 a 0 sobre Haiti e mais 5 contra o inexpressivo Canadá.

Com os seis bons atacantes que Maradona leva à África, a Argentina é favorita até mesmo ao título embora as últimas gerações não tenham se marcado por serem vitoriosas. Dentro da chave deve vencer os 3 jogos.

Nigéria: Os nigerianos sentem saudade da geração de ouro de 1996, e da geração que encantou o mundo na Copa de 1994. Há muito tempo ela acabou, em 2002 a participação foi pífia terminando com a 27ª colocação e em 2006 a seleção sequer se classificou. Daquela geração apenas um remanescente, Nwankwo Kanu.

A Nigéria que vai para sua quarta Copa do Mundo, não chega como principal força africana como chegou em outro tempo. É apenas um coadjuvante mas que por jogar em território africano pode passar à segunda fase, não mais que isso.

O treinador é o sueco Lars Lagerback que convocou os seguintes jogadores:

Goleiros: Vincent Enyeama (Hapoel Tel Aviv - ISR), Dele Aiyenugba (Bnei Yehuda - ISR) e Austin Ejide (Hapoel Petah Tikva - ISR)

Defensores: Taye Taiwo (Olympique de Marselha - FRA), Elderson Echiejile (Rennes - FRA), Chidi Odiah (CSKA - RUS), Joseph Yobo (Everton - ING), Daniel Shittu (Bolton Wanderers - ING), Ayodele Adeleye (Sparta Rotterdam - HOL), Rabiu Afolabi (SV Salzburg - AUT)

Meias: Kalu Uche (Almeria - ESP), Dickson Etuhu (Fulham - ING), John Obi Mikel (Chelsea - ING), Sani Kaita (Alaniya - RUS), Haruna Lukman (Monaco - FRA), Yusuf Ayila (Dínamo de Kiev - UCR)

Atacantes: Yakubu Aiyegbeni (Everton - ING), Chinedu Obasi (Hoffenheim - ALE), Nwankwo Kanu (Portsmouth - ING), John Utaka (Portsmouth - ING), Obafemi Martins (Wolfsburg - ALE), Obinna Nsofor (Málaga - ESP), Osaze Odemwingie (Lokomotiv Moscou - RUS)

Todos os jogadores atuam no futebol do exterior, alguns em grandes times. A baixa na lista fica por conta de Obi Mikel jogador do Chelsea que se machucou e foi cortado, até o momento a Nigéria não apontou o seu substituto o que pode fazer até 24 horas antes da estreia que acontece no sábado dia 12 contra a Argentina.

Em 2010 a Nigéria disputou vários amistosos além da Copa Africana de Nações. No torneio continental ficou em terceiro lugar.

Venceu a República Democrática do Congo por 5 a 2, empatou com a Arábia Saudita em 0 a 0, empate com a Colômbia em 1 a 1 e vitória sobre a Coreia do Norte por 3 a 1.

O time vai ficar refém de um bom desempenho de Obinna (que não é o melhor que o Eto'o) e Oba-Oba Martins.

Não deve se classificar, perde para a Argentina e para os asiáticos e só empatam com a Grécia.

Coreia do Sul: Carrega a marca de ser a melhor representante asiática no cenário internacional. A Coreia do Sul tentará na África repetir o bom desempenho de 2002 quando foi anfitriã e chegou na quarta colocação. Os voos não deverão ser tão altos assim mas desta vez a Coreia deve chegar entre as 16 seleções. Em 2006 ficou em décimo sétimo lugar, ou seja, a melhor seleção entre as que não passaram de fase.

O grande trunfo do técnico Huh Jung-Moo é o a meia-atacante do Manchester United, Park Ji-Sung que é o craque do time, mas conta também com o bmo atacante Park Chu-Young para surpreender e avançar às Oitavas pela segunda vez na história.

Os convocados de Jung-Moo são:

Goleiros: Kim Young-kwang (Ulsan-COR), Lee Woon-jae (Suwon-COR), Jung Sung-ryong (Seongnam-COR).

Defensores: Kim Dong-jin (Ulsan-COR), Kim Hyung-il (Pohang-COR), Oh Beom-seok (Ulsan-COR), Lee Young-pyo (Al Hilal-ARA), Lee Jung-soo (Kashima-JAP), Cha Du-ri (Freiburg-ALE), Cho Yong-hyung (Jeju United-COR) e Kang Min-soo (Suwon-COR).

Meio-campistas: Ki Sung-yong (Celtic-ESC), Kim Bo-kyung (Oita-JAP), Kim Nam-il (Tomsk-RUS), Kim Jae-sung (Pohang-COR), Kim Jung-woo (Gwangju-COR), Lee Chung-yong (Bolton-ING) e Park Ji-sung (Manchester United-ING).

Atacantes: Park Chu-young (Monaco-FRA), Ahn Jung-hwan (Dalian, da China), Lee Seung-ryul (Seoul-COR), Yeom Ki-hun, (Suwon-COR), Lee Dong-gook (Jeonbuk-COR).

A Coreia do Sul terá como companheira asiática na Copa a irmã do norte. O que pode fazer com que os sul-coreanos se esforcem ainda mais para realizar uma boa campanha e terminar à frente dos coreanos que ocupam a parte norte do paralelo 38º. (Tarefa simples, inclusive).

Em 2010 a Coreia do Sul fez 10 amistosos e não apresentou uma constância muito grande, porém o crescimento se deu na reta final de preparação. Na ordem cronológica os amistosos foram os seguintes - Derrota para a Zâmbia por 4 a 2, vitória sobre a Finlândia por 2 a 0, sobre a Letônia por 1 a 0 e sobre Hong Kong por 5 a 0. Depois foi derrotada pela China por 3 a 0, venceu a Costa do Marfim por 2 a 0, assim como fez com o Equador, e contra o Japão. Foi derrotada pelo Belarus e pela Espanha por 1 a 0, neste último fez bom jogo e segurou o ímpeto espanhol até os minutos finais da partida.

Se classifica às oitavas mas devem parar por aí. Perdem da Argentina, vencem a Nigéria e empatam com a Grécia.

Grécia: Os campeões europeus de 2004 já não são os mesmos, a geração vencedora está envelhecida e a reposição de peças não foi à altura. Com isso a Grécia não deve ir longe na Copa do Mundo. Os gregos devem somar seus primeiros pontos em Mundiais, o que não será suficiente para passar de fase.

A estratégia será a mesma de 2004, e o comandante está de volta, o alemão Otto Rehhagel responsável pelo comando da equipe campeã europeia volta ao comando, e arma o ferrolho defensivo novamente. Mas perdeu uma peça que se mostrou fundamental para aquele título, o ótimo arqueiro Nikopolidis se aposentou.

A Grécia precisou da repescagem para ir à Copa mesmo estando em um grupo fraco que foi vencido pela Suíça e que contava com Luxemburgo, Israel, Letônia e Moldávia. A Grécia venceu a Ucrânia na repescagem em plena Donetsk (UCR).

Os gregos utilizaram apenas 26 jogadores durante as eliminatórias o que mostra que o grupo é pequeno e que também as opções são poucas nas terras helênicas. Dentre esses Rehhagel chamou:

Goleiros: Michalis Sifakis (Aris Salônica), Alexandros Tzorvas (Panathinaikos) e Kostas Chalkias (PAOK Salônica).

Defensores: Giorgos Seitaridis, Loukas Vintra, Nikos Spiropoulos (Panathinaikos), Evangelos Mouras (Bologna-ITA), Socrates Papastathopoulos (Genoa-ITA), Sotiris Kyrgiakos (Liverpool-ING), Avraam Papadopoulos (Olympiacos), Vasilis Torosidis (Olympiacos) e Stelios Malezas (PAOK Salônica).

Meias: Kostas Katsouranis (Panathinaikos), Giorgos Karagounis (Panathinaikos), Alexandros Tziolis (Siena-ITA), Sotiris Ninis (Panathinaikos), Christos Patsatzoglou (Omonia Nicósia-CIP) e Sakis Prittas (Aris Salônica).

Atacantes: Angelos Charisteas (Nuremberg-ALE), Dimitris Salpingidis (Panathinaikos), Pantelis Kapetanos (Steaua Bucareste-ROM), Theofanis Gekas (Hertha Berlim-ALE) e Giorgos Samaras (Celtic-ESC).

Em 2010, a Grécia disputou três amistosos, diante de sua torcida perdeu para Senegal por 2 a 0, empate em 2 a 2 com a Coreia do Norte e derrota por 2 a 0 contra o Paraguai.

O craque ainda é o meia Karagounis, e no banco de reservas a arma é o experiente Charisteas.

Não passa da primeira fase, perde para a Argentina, empata com a Nigéria e com a Coreia do Sul.



Nenhum comentário: