quinta-feira, 10 de junho de 2010

Grupo E

O Grupo E conta com uma grande favorita para vencer o grupo que é a Holanda, conta também com a imprevisível Dinamarca, a fraquíssima seleção japonesa e a decadente seleção camaronesa. Nesse contexto, o grupo E ganha em emoção no assunto segunda vaga do grupo. Importante será não tomar goleada dos Laranjas.

É um grupo bastante diversificado no que diz respeito a estilos de jogo, portanto teremos bons jogos nessa chave. Para quem se classificar, o chaveamento é com o Grupo F nas oitavas, tudo indica que teremos um Brasil x Holanda nas quartas de final.

Holanda: A seleção holandesa segue tendo destaque no que se refere à beleza e à ofensividade de seu futebol. Tem sido assim durante anos e anos. Desde a "revolução" na Copa de 74 quando o mundo presenciou o carrossel laranja de Rinus Michels.

Joga no 4-3-3, se os antigos pontas morreram para o futebol moderno, para a Holanda não. A Laranja continua jogando com dois pontas abertos pelos flancos do campo, é assim na seleção e é assim na maioria dos times do Campeonato Holandês, um esquema que virou tradição.

Se a Holanda para 2010 não conta com um super craque como aconteceu na época de Cruyff, van Basten e Bergkamp, conta desta vez com um elenco altamente competitivo. Essa competitividade se mostrou presente na última temporada da UEFA Champions League quando dois holandeses foram protagonistas nos dois clubes finalistas, Sneijder pela campeã Inter de Milão e Robben pelo Bayern de Munique.

O técnico é Bert van Marwijk, que ganhou um reforço importante na reta final de preparação com o retorno do perigoso atacante Van Persie, mas vai ter que esperar Robben se recuperar de lesão sofrida em amistoso contra a Hungria. O ponto mais frágil talvez será a defesa, porém se olharmos os números das Eliminatórias isso não se confirma pois a Holanda só sofreu 2 gols em 8 jogos disputados. A ausência mais sentida é no gol, Van der Sar se aposentou da seleção, e Stekelenburg não tem a mesma segurança.

A Holanda viaja para a África do Sul com o seguinte elenco:

Goleiros: Sander Boschker (Twente), Maarten Stekelenburg (Ajax) e Michel Vorm (Utrecht)

Defensores: Khalid Boulahrouz (Stuttgart/ALE), Edson Braafheid (Celtic/ESC), John Heitinga (Everton/ING), Joris Mathijsen (Hamburg/ALE), Andre Ooijer (PSV Eindhoven), Giovanni van Bronckhorst (Feyenoord) e Gregory van der Wiel (Ajax)

Meias: Ibrahim Afellay (PSV Eindhoven), Nigel de Jong (Manchester City/ING), Demy de Zeeuw (Ajax), Stijn Schaars (AZ Alkmaar), Wesley Sneijder (Inter de Milão/ITA), Mark van Bommel (Bayern de Munique/ALE) e Rafael van der Vaart (Real Madrid/ESP);

Atacantes: Ryan Babel (Liverpool/ING), Eljero Elia (Hamburg/ALE), Klaas Jan Huntelaar (Milan/ITA), Dirk Kuyt (Liverpool/ING), Arjen Robben (Bayern de Munique/ALE) e Robin van Persie (Arsenal/ING).

Em 2010, a Holanda disputou 4 amistosos como preparação para o Mundial - venceu os EUA e o México por 2 a 1, goleou Gana por 4 a 1 e a Hungria por 6 a 1.

Chega com banca e como favorita a ir longe na Copa, uma boa vitória nas quartas-de-final poderá colocar enfim a Laranja Mecânica em condições de levantar o primeiro caneco na história.

Na fase de grupo vence todos os seus jogos.

Dinamarca: Não é mais a "dinamáquina". O time atual aposta em sua defesa sólida e nas bolas alçadas na área, tem um futebol extremamente pragmático. Nem de longe se assemelha com a Dinamarca de 1986 e nem mesmo com aquela que chegou às quartas de final em 1998.

O time apesar disso é um time experiente e bastante rodado, mas não tem um grande craque capaz de resolver a "parada" para os nórdicos. Mas será bom ver os jogos da Dinamarca nessa Copa, assim como é bom ver os jogos do Arsenal. Sabem por que? A resposta está em Nicklas Bendtner o jovem e grandalhão atacante é conhecido e famoso por errar gols incríveis porém também por fazer gols impossíveis.

O treinador é um velho conhecido da torcida dinamarquesa, trata-se de Morten Olsen que era o líbero da seleção na inesquecível Dinamáquina de 1986. Ele leva um grupo experiente para a Copa do Mundo, segue a lista dos 23:

Goleiros: Thomas Sørensen (Stoke City/ING), Stephan Andersen (Brøndby) e Jesper Christiansen (FC Copenhague)

Defensores: William Jørgensen (FC Copenhague), Lars Jacobsen (Blackburn/ING), Simon Kjær (Palermo/ITA), Per Krøldrup (Fiorentina/ITA), Daniel Agger (Liverpool/ING), Patrick Mtiliga (Málaga/ESP) e Simon Poulsen (AZ Alkmaar/HOL)

Meias: Martin Jørgensen (AGF Aarhus), Christian Poulsen (Juventus/ITA), Daniel Jensen (Werder Bremen/ALE), Jakob Poulsen (AGF Aarhus), Dennis Rommedahl (Ajax/HOL), Jesper Grønkjær (FC Copenhague), Thomas Kahlenberg (Wolfsburg/ALE), Thomas Enevoldsen (Groningen/HOL), Christian Eriksen (Ajax/HOL) e Mikkel Beckmann (Randers).

Atacantes: Jon Dahl Tomasson (Feyenoord/HOL), Søren Larsen (Duisburg/ALE) e Nicklas Bendtner (Arsenal/ING).

Os dinamarqueses trabalharam muito em 2010, já foram 7 amistosos ao todo - vitória de 3 a 1 sobre a Polônia, 5 a 1 sobre Cingapura, 3 a 0 sobre a Tailândia, 2 a 1 sobre a Áustria, 2 a 0 sobre Senegal e duas derrotas por último para Austrália e para a África do Sul por 1 a 0.

Vai brigar com Camarões pela 2ª vaga no grupo, derrota para a Holanda, vitória contra os japoneses e empate contra Camarões. Se classificam no saldo de gols.

Japão: O futebol japonês não vai tão bem nos últimos anos. Desde que Zico saiu do comando da seleção parece que os japoneses perderam em qualidade técnica e não devem surpreender nessa Copa.

Nakata não defende mais a camisa da seleção, agora o grande expoente técnico é Shunsuke Nakamura que está com 31 anos e já não vive seu melhor momento na carreira. O Japão tem que se esforçar para não ser goleado por seus adversários e assim não ocupar a última colocação entre as 32 seleções, deve repetir no máximo a sua 26ª colocação da Copa de 2006.

Takeshi Okada é o treinador, sem experiência internacional, a solução caseira da Federação Japonesa convocou os seguintes jogadores:

Goleiros: Seigo Narazaki Grampus (Nagoya), Eiji Kawashima (Kawasaki Frontale), Yoshikatsu Kawaguchi (Jubilo Iwata)

Defesa: Yuji Nakazawa (Yokohama Marinos), Marcus Tulio Tanaka Grampus (Nagoya), Yuichi Komano (Jubilo Iwata), Daiki Iwamasa (Kashima Antlers), Yasuyuki Konno (FC Tokyo), Yuto Nagatomo (FC Tokyo), Atsuto Uchida (Kashima Antlers )

Meio-campo: Shunsuke Nakamura (Yokohama Marinos), Yasuhito Endo (Gamba Osaka), Kengo Nakamura (Kawasaki Frontale), Junichi Inamoto (Kawasaki Frontale), Yuki Abe (Urawa Red Diamonds), Makoto Hasebe (Wolfsburg/ALE), Keisuke Honda (CSKA Moscou/RUS), Daisuke Matsui (Grenoble/FRA)

Ataque: Shinji Okazaki (Shimizu S-Pulse), Keiji Tamada Grampus (Nagoya), Yasuhito Kobe Okubo (Vissel), Kisho Yano (Albirex Niigata), Takayuki Morimoto (Catania/ITA).

Alguns nomes são interessantes, é o caso do meia Honda que joga pelo CSKA de Moscou e do atacante do Catania Morimoto, outro que joga na Europa e é bom ficar de olho é o meia Makoto Hasebe que atua pelo Wolfsburg.

Em 2010, foram 10 jogos - venceu o Iemen por 3 a 2, Hong Kong por 3 a 0, o Barein por 2 a 0; empatou com China e Venezuela em 0 a 0, e foi derrotado pela Coreia do Sul 3 a 1, e vem de 4 derrotas seguidas perdeu para a Coreia do Sul novamente 2 a 0, para a Inglaterra 2 a 1 e para Costa do Marfim 2 a 0.

A seleção nem de longe empolga. Volta para a casa com três derrotas.


Camarões: Não esperem de Camarões a mesma desenvoltura da Copa de 1990. O futebol camaronês não mostra mais a mesma força da geração de Roger Mila. Tem como craque o atacante Samuel Eto'o que não consegue carregar nas costas a equipe africana.

Para piorar a situação Mboma não defende mais as cores de Camarões, com o habilidoso meia em campo a seleção tinha mais recursos técnicos disponíveis. O meio-campo é o setor que preocupa pois tem pouca criatividade, a equipe depende demais das boas atuações de Eto'o para triunfar.

Paul Le Guen é francês e treina Camarões para tentar pelo menos uma classificação às oitavas, Le Guen convocou os seguintes jogadores:

Goleiros: Guy Roland N'Dy Assembe (Valenciennes-FRA), Idriss Carlos Kameni (Espanyol-ESP) e Hamidou Souleymanou (Kayserispor-TUR).

Defensores: Benoit Assou-Ekotto (Tottenham-ING), Sebastien Bassong (Tottenham-ING), Gaetan Bong (Valenciennes-FRA), Aurelien Chedjou (Lille-FRA), Geremi (Ankaragucu-TUR), Stephane Mbia (Olympique-FRA), Nicolas Nkoulou (Monaco-FRA) e Rigobert Song (Trabzonspor-TUR).

Meio-campistas: Achille Emana (Bétis-ESP), Enoh Eyong (Ajax-HOL), Jean Makoun (Lyon-FRA), Georges Mandjeck (Kaiserslautern-ALE), Joel Matip (Schalke 04-ALE), Landry Nguemo (Celtic-ESC) e Alexandre Song (Arsenal-ING).

Atacantes: Vincent Aboubakar (Coton Sport-CMR), Eric Choupo-Moting (Nuremburg-ALE), Samuel Eto'o (Inter de Milão-ITA), Mohamadou Idrissou (Freiburg-ALE) e Achille Webo (Mallorca-ESP).

Em 2010, Camarões parou nas quartas de final da Copa Africana das Nações, e disputou 5 amistosos - empate sem gols com a Itália e com a Geórgia, e em 1 a 1 com a Eslováquia, e foi derrotado por Portugal 3 a 1 e pela Sérvia 4 a 3.

Atravessa péssima fase, perde para a Holanda, vence o Japão e empata com a Dinamarca, fica na primeira fase pelo saldo de gols.


Nenhum comentário: