quinta-feira, 10 de junho de 2010

Grupo F

A Itália é a cabeça de chave do Grupo F e está na África para defender o título mundial. Tarefa muito mais do que difícil. Nem tanto por conta dos adversários que encontrará na primeira fase. Mas os italianos não vivem grande fase, é lógico que Paraguai e Eslováquia vão endurecer contra os campeões que devem ter vida fácil somente contra a Nova Zelândia.

É um grupo de certa maneira equilibrado principalmente entre Eslováquia e Paraguai mas se a Itália bobear entra nessa conta também.


Itália: Tradição é o único trunfo que os italianos levam na bagagem para a Copa da África. A seleção não é mais a mesma. Apesar de ser a atual campeã do mundo, a Azurra não atravessa um bom momento.

A seleção convocado por Marcelo Lippi não tem nenhum grande estrela, e tem apresentado um futebol muito burocrático e sem brilho, falta a genialidade, a criatividade e olha que a Itália possui jogadores muito bons nisso como Totti e Del Piero é bem verdade que estão envelhecidos mas boa parte do grupo que foi convocado também é.

Da Itália porém podemos esperar qualquer coisa quando se trata da competição mundial, durante a Copa é que os italianos costumam crescer, assim como aconteceu em 2006. Mas dessa vez o presságio parece não ser tão bom.

O treinador é o atual campeão mundial Marcelo Lippi, que convocou seus 23 eleitos e deixou de fora jogadores como Totti, Del Piero, os explosivos Cassano que, vive grande fase, e Balotelli além do goleador Luca Toni. Lippi preferiu levar os seguintes jogadores para compor a Squadra:

Goleiros: Gianluigi Buffon (Juventus), Morgan De Sanctis (Napoli) e Federico Marchetti (Cagliari)

Defensores: Salvatore Bocchetti (Genoa), Leonardo Bonucci (Bari), Fabio Cannavaro (Juventus), Giorgio Chiellini (Juventus), Domenico Criscito (Genoa), Christian Maggio (Napoli) e Gianluca Zambrotta (Milan).

Meias: Mauro Camoranesi (Juventus), Gennaro Gattuso (Milan), Claudio Marchisio (Juventus), Riccardo Montolivo (Fiorentina), Angelo Palombo (Sampdoria), Simone Pepe (Udinese), Andrea Pirlo (Milan) e Daniele De Rossi (Roma).

Atacantes: Antonio Di Natale (Udinese), Alberto Gilardino (Fiorentina), Vincenzo Iaquinta (Juventus), Giampaolo Pazzini (Sampdoria) e Fabio Quagliarella (Napoli).

Todos eles atuam no futebol do país. O treinador ganhou um problemão de última hora, Andrea Pirlo o jogador mais criativo de seu meio campo se lesionou e corre contra o tempo para jogar na estreia contra o Paraguai.

Na preparação para a Copa a Itália foi econômica e marcou somente três amistoso em 2010 - empatou com Camarões por 0 a 0, foi derrotada pelo México por 2 a 1 e empatou com a Suíça por 1 a 1. Ou seja, nada de vitórias no ano de 2010.

Pela tradição a Itália classifica-se para as oitavas. Vitória contra a Nova Zelândia e empates contra Paraguai e Eslováquia.


Paraguai: A seleção paraguaia tem boas chances de repetir os feitos de 1998 e 2002 quando se classificou às oitavas de final. Aquela geração se destacava pela sólida defesa, a atual tem um pouco mais que isso. O Paraguai liderou as Eliminatórias durante grande parte da competição batendo Argentina e Brasil quando recebeu essas duas potências do futebol. Apresenta um futebol ofensivo e veloz e sobretudo de toque de bola.

A seleção comandada por Gerardo Martino entretanto sofreu um baque quando Salvador Cabañas ídolo local, foi baleado na cabeça e perdeu a chance de jogar a Copa mas por milagre segue vivo e em recuperação.

Para o seu lugar a Associação Paraguaia de Futebol resolveu naturalizar o argentino Lucas Barrios que joga no Borussia Dortmund para convocá-lo no lugar de Cabañas. De quebra Martino ainda vai ganhar o entrosamento que Barrios tem com o também atacante do Borussia, Haedo Valdéz.

O craque é o experiente atacante Roque Santa Cruz que está no Manchester City, outro jogador que vive grande fase é Óscar Cardozo que se destacou atuando pelo Benfica na última temporada.

Gerardo Martino convocou os seguintes jogadores:

Goleiros: Justo Villar (Valladolid, ESP), Aldo Bobadilla (DIM, COL) e Diego Barreto (Cerro Porteño).

Defensores: Denis Caniza (León, MEX), Darío Verón (Pumas, MEX), Julio César Cáceres (Atlético-MG), Antolín Alcaraz (Brujas, BEL), Paulo da Silva (Sunderland, ING), Claudio Morel (Boca Juniors, ARG), Carlos Bonet (Olimpia), Aureliano Torres (San Lorenzo, ARG)

Meias: Enrique Vera (Liga de Quito, EQU), Cristian Riveros (Cruz Azul, MEX), Jonathan Santana (Wolfsburg, ALE), Néstor Ortigoza (Argentinos Juniors, ARG), Víctor Cáceres (Libertad), Edgar Barreto (Atalanta, ITA)

Atacantes: Rodolfo Gamarra (Libertad), Roque Santa Cruz (Manchester City, ING), Nelson Haedo Valdez (Borussia Dortmund, ALE), Lucas Barrios (Borussia Dortmund, ALE), Óscar Cardozo (Benfica, POR) e Edgar Benítez (Pachuca, MEX).

Em 2010 os paraguaios jogaram contra a Coreia do Norte e venceram por 1 a 0, derrota para a Irlanda por 2 a 1, empate por 2x2 com a Costa do Marfim e vitória de 2 x 0 sobre a Grécia.

A aposta é difícil mas deve passar às oitavas, empata com Eslováquia e Itália e goleia a Nova Zelândia, vai para outra fase pelo saldo.

Eslováquia: Foi campeã em seu grupo nas Eliminatórias, grupo que tinha Polônia e também a Rep.Tcheca a qual a Eslováquia fazia parte e compunha a extinta Tchecoslováquia.

Os eslovacos chegaram em primeiro e deram uma "forcinha" para os eslovenos se classificarem. Na penúltima rodada a Eslováquia perdeu em casa para a Eslovênia aumentando as chances dos eslovenos irem para a repescagem e deixando os tchecos em condições complicadas.

Tirando esse fato que mostra a rivalidade entre tchecos e eslovacos, há que se ressaltar o bom papel da seleção nos últimos anos e que ela não chega ao Mundial como uma seleção fadada ao insucesso.

Tem alguns bons jogadores e não deve fazer muito feio, é treinada por Wladimir Weiss que é filho de um ex-jogador da seleção da Tchecoslováquia e pai de um outro Wladimir Weiss que atua no meio campo da seleção eslovaca que vai à África do Sul.

Convocou 23 jogadores incluindo seu filho:

Goleiros: Jan Mucha (Legia Varsovia/POL), Dusan Kuciak (Vaslui/ROM), Dusan Pernis (Dundee Utd/ESC).

Defensores: Peter Pekarik (Wolfsburgo/ALE), Martin Petras (Cesena/ITA), Martin Skrtel (Liverpool/ING), Jan Durica (Lokomotiv Moscou/RUS), Radoslav Zabavnik (Mainz/ALE), Marek Cech (West Bromwich Albion/ING), Zdeno Strba (Xanthi/GRE).

Meias: Kornel Salata (Slovan Bratislava), Kamil Kopunek (Spartak Trnava), Jan Kozak (Timisoara/ROM), Juraj Kucka (Sparta Praga/TCH), Marek Sapara (Ankaragücü/TUR), Marek Hamsik (Napoli/ITA), Vladimir Weiss Jr (Manchester City/ING), Erich Jendrisek (Schalke 04/ALE), Miroslav Stoch (Chelsea/ING).

Atacantes: Stanislav Sestak (Bochum/ALE), Robert Vittek (Ankaragücü/TUR), Martin Jakubko (Ramenskoye/RUS), Filip Holosko (Besiktas/TUR).

O craque do time é Marek Hamsik jovem revelção que atua pelo Napoli da Itália, impressiona pela técnica, visão de jogo e habilidade. O filho do comandante Weiss joga pelo Bolton e é apelidado de Superkid. A Eslováquia ainda conta com Martin Skrtel que é zagueiro dos bons e joga no Liverpool.

Em 2010 foram 3 jogos somente - derrota para a Noruega por 1 a 0, empate por 1 a 1 com Camarões e por último vitória de 3 a 0 sobre Costa Rica.

Soma cinco pontos mas deve ficar de fora, empate com Itália e Paraguai e vitória sobre a Itália. Fica de fora pelos critérios de desempate. Mas sem dúvida poderia estar nas oitavas.


Nova Zelândia: Forte candidata a ser a última colocada do Mundial, apesar que a parada será dura pois tem a forte concorrência da Coreia do Norte. A Nova Zelândia foi beneficiada duas vezes nas Eliminatórias que a levou para a sua segunda Copa do Mundo. A primeira foi a mudança da Austrália para as Eliminatórias asiáticas, a outra foi o fato da repescagem da Oceania ser disputada contra o 5º colocado da Ásia e não mais da América do Sul.

De qualquer maneira a Nova Zelândia estará disputando o Mundial o que já é um feito e tanto para os jogadores neozelandeses e para o povo em si da Terra do Kiwi. Se a Nova Zelândia marcar um gol na Copa já será motivos para festa nas ruas da ilha do Pacífico.

A seleção é comandada por Ricki Herbert, que tem a missão de levar a seleção de futebol, esporte com pouquíssima tradição e apelo no país, ao torneio mais importante do planeta. Para isso chamou os seguintes nomes:

Goleiros: James Bannatyne (Team Wellington), Glen Moss (Melbourne Victory-AUS) e Mark Paston (Wellington Phoenix);

Defensores: Andy Boyens (New York Red Bulls-USA), Tony Lochhead (Wellington Phoenix), Ryan Nelsen (Blackburn Rovers-ING), Winston Reid (FC Midtjylland-DIN), Ben Sigmund (Wellington Phoenix), Tommy Smith (Ipswich-ING) e Ivan Vicelich (Auckland City);

Meias: Andy Barron (Team Wellington), Leo Bertos (Wellington Phoenix), Tim Brown (Wellington Phoenix), Jeremy Christie (FC Tampa Bay Rowdies-USA), Aaron Clapham (Canterbury United), Simon Elliott (sem clube), Michael McGlinchey (Motherwell-ESC) e David Mulligan (sem clube);

Atacantes: Jeremy Brockie (Newcastle Jets-AUS), Rory Fallon (Plymouth-ING), Chris Killen (Middlesbrough-ING), Shane Smeltz (Gold Coast United-AUS), Chris Wood (West Bromwich Albion-ING).

Joga em cima das bolas aéreas e em jogadas de bola parada, já que a criatividade quase não existe na equipe. O melhor jogador é o zagueirão Nelsen que joga pelo Blackburn da Inglaterra.

Em 2010 foram 4 amistosos, derrotas para o México 2 a 0, para a Austrália 2 a 1, vitória surpreendente sobre a Sérvia por 1 a 0 e por último derrota de 3 a 1 para a Eslovênia.

Não deve somar nenhum pontinho, mas já valeu pela participação em um torneio tão importante.


Nenhum comentário: