quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Seleção do Brasileirão

Alguns nomes são uma verdadeira piada, estão na lista pelo nome e não pelo futebol apresentado, por exemplo, o lateral Kléber do Santos. As posições da CBF são bem esquisitas também. A lista é essa:

Goleiros: Marcos(Palmeiras), Rogério Ceni(São Paulo) e Victor(Grêmio)

Meu voto vai para o goleiro Victor que fez um excelente Campeonato Brasileiro e teve poucas falhas durante a competição. O goleiro do São Paulo, Rogério Ceni, está na lista mais pelo nome, pela história do que pelo futebol apresentado. Rogério não vem fazendo um campeonato ruim, pelo contrário, o arqueiro do tricolor paulista vem fazendo um bom campeonato, mas o goleiro Fábio do Cruzeiro jogou melhor e merecia ser lembrado.

Lateral-direito: Elder Granja(Palmeiras), Leo Moura(Flamengo), Vitor(Goiás)

Vitor. Apesar de suas várias limitações, foi o melhor lateral direito da competição. Sua velocidade e sua facilidade para driblar ajudaram e muito o Goiás no ano de 2008. Elder Granja e Leo Moura estão na lista porque não há muitos nomes para a lateral direita, porque o futebol foi bem fraco.

Zagueiro direito: André Dias(São Paulo), Fábio Luciano(Flamengo) e Thiago Silva(Fluminense)

André Dias. Todos fizeram um excelente campeonato. Entre os três nomes, André Dias é o de menos qualidade, mas o zagueiro do tricolor paulista fez um Campeonato Brasileiro de tirar o chapéu e é o escolhido.

Zagueiro esquerdo: Miranda(São Paulo), Réver(Grêmio) e Ronaldo Angelim(Flamengo)

Réver. o zagueiro gremista é a grande revelação do campeonato. Alto, rápido e técnico. O jogador era do Paulista e foi um bom achado do Grêmio.

Lateral esquerda: Juan(Flamengo), Kléber(Santos) e Leandro(Palmeiras)

Juan, sem dúvidas. A escolha do Kléber é somente para justificar a sua convocação na "seleção" de Dunga. Jogadores como Fernandinho(Cruzeiro) e Marcelo Cordeiro(Vitória) são bem mais merecedores para a lateral esquerda do que Kléber.

Volante direito: Hernanes(São Paulo), Pierre(Palmeiras) e Rafael Carioca(Grêmio)

Hernanes. Pra começar, não existe essa de volante direito. É primeiro ou segundo volante. Pierre e Rafael jogam de 1° volante e Hernanes de 2°. E não tem disputa com Hernanes, o volante são paulino é bom demais e leva fácil.

Volante esquerdo: Guiñazu(Internacional), Ramires(Cruzeiro) e Diguinho(Botafogo)

Guiñazu foi o único jogador do Inter que atuou bem pelo Brasileiro e é o meu escolhido. Ramires merece um destaque pelo futebol que apresentou, excelente jogador.

Meia direita: Diego Souza(Palmeiras), Ibson(Flamengo) e Tcheco(Grêmio)

Tcheco. Diego Souza e Ibson oscilaram muito durante o campeonato. Tcheco voltou ao Grêmio com a difícil missão de substituir Roger, único jogador de talento que o Grêmio tinha. Voltou bem, deu raça e modificou a maneira do time jogar e por isso é meu escolhido para a seleção.

Meia esquerda: Alex(Internacional), Lúcio Flávio(Botafogo) e Wagner(Cruzeiro)

Wagner. Alex teve um ano excelente, foi o artilheiro e craque do Gaúchão, levou o Inter a final da Sulamericana, mas no Brasileirão não foi tao bem. Meu voto vai para o Wagner, o meia cruzeirense amadureceu e evoluiu muito nesse ano. Há alguns anos, o meia era um jogador indisciplinado e que escondia muito do jogo, agora o meia participa mais do jogo e aperfeiçoou seu arremate.

Atacante 1: Guilherme(Cruzeiro), Keirrison(Coritiba) e Kleber Pereira(Santos)

Confesso que não entendi esse atacante 1 e acho que nem quem fez a lista entendeu, talvez seja uma sugestão do Dunga.

Guilherme. Essa é a posição mais difícil, nenhum deles tiveram um grande destaque. Kleber Pereira abusa de errar gols e só marca na Vila Belmiro, dos 21 que marcou, 19 foram na Vila. A indefinição do futuro de Keirrison abalou o jogador que teve um início de campeonato ruim e foi melhorando após a definicao de que ficaria no Coxa. Guilherme não me agrada, mas foi o melhor entre os 3 dessa posição maluca da CBF.

Atacante 2: Nilmar(Internacional), Alex Mineiro(Palmeiras) e Kléber(Palmeiras)

Alex Mineiro. O palmeirense foi decisivo em boa parte do campeonato. O seu fim de temporada deixou a desejar, mas foi o que melhor atuou entre os 3, apesar de ser o de menor técnica. Deixando claro que esta minha seleção é em cima das atuações no Campeonato Brasileiro e não de quem é o melhor jogador.

Técnico: Muricy Ramalho(São Paulo), Celso Roth(Grêmio) e (W)Vanderlei(y) Luxemburgo

Muricy. O São Paulo tem tudo para conquistar o título e por isso Muricy é o escolhido. O comandante do tricolor paulista tinha a missão de conquistar o caneco e conseguiu com uma equipe bem qualificada. Celso Roth tinha uma equipe que deixava a desejar em várias posições e armou um esquema para que estes defeitos não aparecessem tanto. O seu fim de temporada deixou a desejar e, por isso, Roth não leva o prêmio, mas merece vários elogios. Já Luxemburgo fracassou. Montou um time caríssimo e pode até ficar de fora da Libertadores da América. O custo-benefício e os envolvimento extra-campo de Luxemburgo não ajudam em nada e Luxa não está nem na lista dos 5 melhores do Campeonato. Adilson Batista, Dorival Jr, Vagner Mancini e Caio Jr foram bem melhores que Luxa no Brasileirão 2008.

Árbitro: Leonardo Gaciba(RS), Carlos Eugênio Simon(RS), Leonardo Pedro Vuaden(RS)

Vuaden modificou a arbitragem brasileira para melhor e merece o prêmio. Simon é outro que entra na lista pelo nome, não pelas atuações. Árbitro não pode ser lembrado após as partidas e Simon foi por várias vezes.

Revelação: Jean(São Paulo), Marquinhos(Vitória) e Keirrison(Coritiba)

Jean. Uma prova da decadência do futebol brasileiro. Gosto dos 3 nomes, mas estão bem abaixo do ideal de um craque em que os brasileiro possam esperar grandes maravilhas. Jean vai se tornar um bom nome, é técnico e marca bem. Merece uma atenção o volante do São Paulo. Outros revelações merecem um destaque: Renan Oliveira(Atlético-MG), Rafael Carioca e Douglas Costa do Grêmio. O último é a grande esperança do futebol brasileiro, o meia jogou poucas vezes no ano e pegou um Grêmio que não vivia um bom momento, mas é um jogador que eu espero muita coisa, olho nele!

Craque do Campeonato: Hernanes(São Paulo), Alex(Internacional) e Kleber Pereira(Santos)

Hernanes, sem dúvida. Voltou das Olimpíadas e foi o grande responsável pelo crescimento do São Paulo na reta final. O volante tricolor é diferenciado e só o Dunga que não percebe isso.

3 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...

Só falta essa seleção jogar no Emirates Stadium agora...

Guilherme Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Gonçalves disse...

Verdade, não tinha reparado no Kleber. Talvez isso anule o que disse sobre "qualquer um dos três indicados possa ser o escolhido" do post passado. Mas, num todo, ainda considero coerente a lista.

Quanto as posições, de fato essas nomenclaturas não fazem sentido.