quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A segunda na terça

Não dá para começar falando da rodada cheia da Segunda Divisão disputada nesta terça-feira sem falar do episódio lamentável ocorrido no estádio do Canindé, em São Paulo. Após ver a Portuguesa perder de 2 a 1 para o Vila Nova, torcedores da Lusa começaram os protestos. Até aí, tudo normal, já que a torcida paulista, embora pequena, sempre cobrou muito da equipe. Basta lembrar que no ano passado o time teve uma bela campanha de recuperação ao longo da Série A, que só não foi capaz de salvar a Portuguesa do rebaixamento porque o início de competição do time foi muito ruim. Mesmo com a reação que quase livrou o time da Segunda Divisão, os torcedores da Lusa mantiveram os protestos e as faixas no Canindé ficaram sempre de cabeça para baixo.

Porém, nos últimos jogos a situação chegou ao extremo. Depois da derrota para o Vasco, no dia 15 de agosto, um torcedor foi detido por tentar agredir alguns jogadores. Ontem, nos vestiários após a partida, quatro homens armados pressionaram o grupo de jogadores. O principal alvo foi o meia Édno, que deve se transferir para um time da Série A. Mas como quatro homens armados tiveram acesso ao vestiário da Lusa? O pior de tudo, é que dois deles são conselheiros do time. São eles Antônio José Vaz Pinto e Vitor Manuel Macedo Diniz, que estavam acompanhado de dois seguranças particulares e também armados. A Portuguesa está há seis jogos sem vencer e foi derrotada nas últimas cinco partidas. O técnico René Simões, corretamente, pediu demissão, já que não há a mínima segurança para se trabalhar na Lusa.

Já se fala até no nome de Vágner Benazzi, demitido do Vila Nova após o empate contra o Brasiliense, para ser o novo treinador da Portuguesa. Benazzi foi técnico do time paulista no ano de 2007, em que o clube conquistou dois acessos: o primeiro no Campeonato Paulista e o segundo no Campeonato Brasileiro da Série B, levando a Lusa à elite do futebol brasileiro depois de seis anos. Sobre o episódio de ontem, a assessoria de imprensa da Portuguesa divulgou um comunicado relatando que "a diretoria tomará todas as atitudes administrativas cabíveis" e que ainda hoje o clube vai abrir um Boletim de Ocorrência Policial. A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pediu a instauração de inquérito para investigar o caso.

FUTEBOL

O Vila Nova foi o time mais beneficiado na rodada, o colorado ganhou quatro posições com a vitória em cima da Portuguesa e subiu da décima sexta para a décima segunda colocação com 26 pontos. Destaque para o zagueiro Vítor, que fez a sua estreia na competição e para o atacante Alex Dias, que entrou no segundo tempo. Ambos marcaram os gols do Tigrão. O objetivo, no entanto, é fugir do rebaixamento. Como já vimos, o Vila venceu um time que perdeu suas últimas cinco partidas. Isso não tira o brilho da vitória, mas é preciso manter os pés no chão.

O Atlético foi soberano no Estádio Serra Dourada. O Dragão atropelou o desconfigurado América de Natal em apenas 45 minutos. Com dois gols de Marcão, um de Juninho e um gol de Leandro Amaro no primeiro tempo, o time goiano sacramentou mais uma bela vitória. No segundo tempo, o time potiguar ainda diminuiu o placar com André Luís, mas já era tarde e o resultado final foi 4 a 1 para o Atlético. O time goiano segue em segundo lugar, agora com 39 pontos, e caminha tranquilo para a primeira divisão.

Destaque também para as vitórias de Bahia e Campinense fora de casa. O tricolor baiano se afastou da zona do rebaixamento, enquanto o time paraibano, que goleou o Duque de Caxias por 4 a 1, segue respirando. O Campinense é o último colocado, com 17 pontos, mas já está encostando nos times que brigam contra o rebaixamento.

O São Caetano impressiona. Depois de passar várias rodadas entre os quatro últimos colocado, o "azulão" fez 3 a 0 no Bragantino e segue na quinta colocação com 33 pontos, três pontos a mais do que o sexto colocado, Figueirense. Com o bom entrosamento da dupla de atacantes Vandinho e Washington, o São Caetano pode sim conquistar o acesso para a Série A, fato que era inimaginável há algumas rodadas atrás.

Já o Vasco segue muito bem. O time carioca venceu o Brasiliense por 1 a 0 e chegou aos 42 pontos. É a melhor campanha da história da Série B, juntamente com a campanha do Corinthians no ano passado, que também tinha 42 pontos em 20 jogos. O Vasco vai subir para a primeira divisão, como se esperava. Mas a questão agora para o futebol carioca é outra: na primeira divisão, Fluminense e Botafogo se encontram na zona de rebaixamento. A situação do Fluminense na tabela de classificação é muito delicada, já que o tricolor carioca é o último colocado com apenas 16 pontos. O Flamengo, embora seja o décimo quarto e não vença há três partidas no Brasileirão, não tem time para ser rebaixado. Mas é preciso que os principais jogadores se recuperem de contusão e evitem suspensões tolas, como a de Adriano na última partida.

Então, quantos times do Rio de Janeiro teremos na Série A em 2009? Quatro? Três? Dois?
Façam suas apostas.

Nenhum comentário: