quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

França


Depois de disputar uma dramática e polêmica repescagem contra os irlandeses, a França estará na Copa do Mundo 2010. Mesmo que com uma “mãozinha” de Henry para o gol de Gallas, os franceses algozes do Brasil em 2006 poderão novamente cruzar o caminho brasileiro em Copas. O fato é que a jogada irregular de Henry repercutiu e muito no mundo do futebol. O assunto rendeu tanto que se especulou até mesmo que a Copa fosse realizada com 33 seleções incluindo então a Irlanda, mas isso não deve acontecer.

De qualquer forma, sem entrar no mérito da justiça da classificação, a França está na Copa da África do Sul. Essa será a 13ª Copa dos franceses que quase sempre fazem um bom papel quando o assunto é Copa do Mundo. O Brasil sabe bem disso. Foi goleado na final de 1998 por 3 a 0 com show de Zidane, e foi eliminado nas quartas-de-finais de 2006 com um gol de Henry e outro show de Zizou.

A história do futebol francês tem nomes que marcaram a história das Copas, por exemplo o maior artilheiro em uma única edição é Just Fontaine que sacudiu as redes 13 vezes em 1958 na Suécia. Craques como Platini nos anos 80 e Zidane especialmente em 1998 e 2006 mostraram toda a classe do futebol francês.

O total fracasso da Euro-2008 quando os franceses somaram apenas um ponto e voltaram para casa na primeira fase, quase se repete nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Por pouco a França não estaria de fora do Mundial, na fase de grupos ficou em 2º lugar do Grupo 7 que teve como vencedora a seleção da Sérvia, o grupo ainda contava com Áustria, Lituânia, Romênia e Ilhas Faröe. Contudo, a segunda posição garantiu a França na repescagem contra a Irlanda e depois de um desfecho polêmico envolvendo o lance (foto) do gol irregular iniciado por um toque de mão de Thierry Henry veio o passaporte carimbado e manchado.



As opções de Raymond Domenech treinador da seleção francesa são inúmeras, porém dessa vez a França não terá um super-craque no elenco, vaga já ocupada anteriormente por Zidane e Michel Platini. O destaque da seleção é Ribéry jogador que atua no Bayern de Munique (ALE), mas que está longe de alcançar o quilate dos dois jogadores citados no começo do parágrafo. Veja alguns nomes de bons jogadores que vêm sendo convocados para a seleção:

Goleiros: Lloris do Lyon (FRA), 23 anos; e Mandanda do Olympique de Marselha (FRA), 24 anos.

Defensores: Escudé do Sevilla (ESP), 30 anos; Abidal do Barcelona (ESP), 30 anos; Sagna do Arsenal (ING), 26 anos, Gallas do Arsenal (ING), 32 anos , Evra do Manchester United (ING), 28 anos e Clichy do Arsenal (ING), 24 anos.

Meio-campistas: Ribéry (foto) do Bayern de Munique (ALE), 26 anos; Malouda do Chelsea (ING), 29 anos; Lass Diarra do Real Madri (ESP), 24 anos, além dos jovens talentos Gourcuff do Bordeaux (FRA), 23 anos e Nasri do Arsenal (ING), 22 anos.



Atacantes: Karim Benzema do Real Madri (ESP), 22 anos; Gignac do Toulouse (FRA), 24 anos; Anelka do Chelsea (ING), 30 anos e Govou do Lyon (FRA), 30 anos.

Os jogadores são de ótimo nível, mas o time não tem sido tanto, de qualquer maneira é preciso respeitar a camisa azul francesa.

Nenhum comentário: