quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Itália


Tradição é a palavra que traduz o que significa a Itália em Copas do Mundo. A Squadra Azurra como é conhecida a seleção italiana disputou 16 mundiais, ficando de fora somente da Copa de 1930 no Uruguai e da Copa de 1958 na Suécia.

O futebol de marcação forte e aplicação tática característico dos italianos renderam o tetracampeonato mundial, conquistados nos anos de 1934 (em casa), 1938 (Na França), 1982 (Na Espanha) e a última edição em 2006 (Na Alemanha). A Itália ainda foi vice-campeã duas vezes perdendo ambas as finais para a seleção brasileira, 1970 e 1994.

Só que a história de confrontos da Azurra com a seleção canarinho não coleciona só derrotas. Em 1982 a seleção da Itália vivia uma certa crise e enfrentaria a seleção brasileira franca favorita, e tida por muitos especialistas como um dos maiores times de todos os tempos. O resultado depois de uma partida épica e antológica. Foi a vitória italiana com um show de Paolo Rossi um dos maiores carrascos da seleção brasileira na história dos mundiais juntamente com o uruguaio Ghiggia e o francês Zidane.

Depois do tetra em 2006, a Itália não colecionou boas campanhas nos torneios que disputou excetuando as Eliminatórias-2010. Na Copa das Confederações 2009, os italianos não passaram nem da primeira fase, levando de 3 a 0 do Brasil. Na Eurocopa 2008, a campanha também não foi brilhante, sendo eliminada nas quartas-de-finais pelos futuros campeões, no caso a Espanha.


Comemoração após o tetra na Alemanha-06

A campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Áfrico do Sul por sua vez, foi uma campanha muito sólida e sem sustos. Foram 24 pontos, 7 vitórias e 3 empates, com a Itália saindo invicta da competição. O ataque marcou 18 vezes e a defesa sofreu somente 7. O grupo tinha Irlanda, Bulgária, Chipre, Montenegro e Geórgia.

A equipe base treinada por Marcello Lippi é a seguinte:

Buffon, Grosso, Zambrotta, Cannavaro e Chielini; Camoranesi, Pirlo , Marchisio e De Rossi; Gilardino e Iaquinta.

Um time experiente, que ainda pode render algo em terras africanas ainda mais porque quando se trata de Itália em Copas a tradição faz o time crescer e muito.

Palpite: Estará entre as 8 melhores do Mundial.

Nenhum comentário: