terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Inglaterra

Se a Inglaterra não conquistar o título da Copa do Mundo de 2010, seus torcedores certamente se perguntarão se algum dia o país que inventou o futebol voltará a reinar no mundo da bola. Isso porque a geração inglesa atual é tida como a melhor desde 1966, ano em que os súditos da rainha sediaram e venceram uma Copa do Mundo pela primeira e única vez em sua história. Os ingleses sempre foram e continuam apaixonados pelo futebol. A prova disso é a super organizada Premiere League, o campeonato inglês, que é tido por muitos como a melhor competição nacional do mundo.

Na Inglaterra, os estádios são cheios, a organização é impecável e alguns clubes figuram entre os melhores do mundo. Nas últimas três edições da UEFA Champions League, três clubes ingleses chegaram às semifinais. Na última edição do torneio, o Manchester United, campeão europeu e mundial em 2008, foi derrotado pelo Barcelona, de Messi. Mas ao contrário da Espanha, que sempre teve uma liga forte e só agora obtém sucesso com sua seleção nacional, a Inglaterra sempre teve grandes jogadores e até conseguiu formar bons times, como o de 1990, semifinalista na Copa da Itália.

Jogadores como Paul Gascoine, Alan Shearer e Teddy Sheringham deixaram saudades pelo grande talento que apresentaram enquanto profissionais, mas o time atual possui atletas capazes de levar a Inglaterra a um posto que não é alcançado a 44 anos, o posto de melhor seleção do mundo. O time atual conta com meias espetaculares como Frank Lampard e Steven Gerrard (foto). Outro ponto forte são os zagueiros Rio Ferdinand e John Terry. Em comum esses quatro jogadores tem além do talento, o fato de serem experientes e possivelmente disputarem o seu último mundial em 2010.

O english team conta ainda com os jovens Walcott e Rooney. Wayne Rooney tem apenas 24 anos, mas já conquistou diversos títulos com o Manchester United. Os laterais Glen Johnson e Asley Cole não comprometem o sistema defensivo e ainda ajudam no ataque. O ponto fraco do time comandado pelo italiano Fábio Cabello está nos extremos do campo. No gol, o atual titular é David James, de 39 anos. Na posição de centroavante, Capello não ficou satisfeito com nenhuma aposta feita por ele e buscou Emile Heskey, de 31 anos, que disputou o mundial de 2002, mas não foi à Copa de 2006.

Nas Eliminatórias para a Copa de 2010, a Inglaterra não teve trabalho para se classificar no grupo 6, que também tinha Ucrânia, Croácia, Bielorrússia, Cazaquistão e Andorra. Os ingleses se classificaram com nove vitórias e uma derrota. Depois de fracassar e ficar de fora da Eurocopa de 2008, a Federação Inglesa contratou Fábio Capello, que deu um padrão de jogo à equipe. Em 2010, a torcida do english team não pode se contentar em ficar apenas entre as oito melhores seleções do mundo, fato que aconteceu nas últimas duas Copas, pois o time tem potencial para ser campeão.

Um novo fracasso seria dificilmente digerido na Inglaterra, tendo em vista o talento da geração atual. Se não fizerem boas partidas na África do Sul, os ingleses já podem pensar em inventar outro esporte, para quem sabe alcançarem o topo.



Em 1966, a Inglaterra conquistou o seu único título mundial.



Nenhum comentário: