terça-feira, 25 de agosto de 2009

Onde pode chegar o Goiás no Brasileiro 2009?



A campanha do Goiás tem sido pauta na imprensa esportiva em todo o país e agora nas últimas rodadas divide espaço com a boa campanha da equipe do Avaí, do excelente Silas. O Goiás faz até agora sua melhor campanha em campeonatos brasileiros, e a pergunta surge entre muita gente e contagiou a torcida que lançou a campanha “ Eu acredito na estrela dourada”, em referência à possibilidade do time esmeraldino conquistar o certame nacional.
A torcida está certa, tem que sonhar mesmo. Primeiro ponto é que o time realmente mostrou ser competitivo. E o mais fundamental, na opinião deste que escreve, é que mostrou que o elenco dá conta de jogar a Série A. Embora tenhamos cuidado ao classificar o elenco do Goiás como um dos melhores do campeonato porque isso está longe de ser verdade. Quando o Goiás se reforçou com Léo Lima e Fernando todos os comentaristas e até torcedores torceram o nariz.
Aí veio as baixas no time principal como a perda de Vítor, Ramalho e Felipe, três dos principais destaques do Goiás até então. Léo Lima se encaixou muito bem no meio campo ao lado de Felipe Menezes que mostrou que é mesmo um jogador profissional e que dá conta dessa profissão. Destaco o crescimento do Amaral e sobretudo de Júlio César, tão incisivo e decisivo pela ala-esquerda com suas muitas assistências e até gols. O elenco do Goiás está pronto para ter sua vaga na Libertadores e mais do que isso, se Palmeiras e São Paulo bobearem o time goiano pode sim conquistar o Brasileirão.
O Fernandão se voltar bem, deve ser utilizado como meia-atacante fazendo um rodízio dentro dos próprios jogos com o Iarley, e ainda tendo sempre no ataque o eficientíssimo Felipe. Um senhor ataque, Iarley e Fernandão com muita experiência e categoria e o poder de fogo do Felipe.
Trabalhando agora com projeções, eu acredito que o Goiás some mais 30 pontos nos próximos 17 jogos, imaginando que vença todos os jogos em casa além de pelo menos um empate com o São Paulo, além de 7 pontos fora de casa somando 70 pontos. Com essa pontuação o time se garante na Libertadores, mas para ser campeão precisa ganhar dos grandes fora de casa, se isso ocorrer e o caneco vier o Goiás mostrará sua força e poderá ser grande também. E o Hélio dos Anjos tem uma parcela de importância muito grande nessa campanha até agora, e um papel fundamental para conseguir chegar à Libertadores e quem sabe no título.

Um comentário:

Vinícius Moura disse...

Eu fui um daqueles que torçeram o nariz com as contratações de Fernando e Léo Lima.

O Fernando me surpreendeu no seu início. Já o Léo Lima, sempre começa bem por onde passa mas depois perde espaço nas equipes por motivos diversos.

O grande problema do Goiás será dividir as atenções com a Copa Sul-Americana.