sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Honduras


A seleção de Honduras conseguiu uma classificação para a Copa do Mundo de 2010 que só não foi mais dramática do que a situação política do país, que teve o então presidente, Manuel Zelaya, deposto do cargo. Conseguir uma vaga na repescagem já seria algo elogiável para o pequeno país, que até hoje só disputou o mundial da Espanha, em 1982. Nas Eliminatórias da Concacaf, entidade que reúne seleções das Américas do Norte e Central, os três primeiros colocados se garantem na Copa do Mundo de Forma direta. O quarto colocado disputa a repescagem. A última fase foi disputada por seis seleções, que se enfrentaram em jogos de ida e volta.

Na última rodada, a seleção hondurenha jogou contra El Salvador fora de casa. Além de vencer, seria necessário torcer por pelo menos um empate da Costa Rica, seleção que enfrentou na última rodada os já classificados Estados Unidos. A Costa Rica soube se aproveitar do "relaxamento" dos adversários, já garantidos no mundial do ano que vem, e abriram 2 a 0 no placar. Os Estados Unidos diminuíram o marcador e partiram para o ataque com o apoio de sua torcida. A derrota parecia certa, quando os americanos, incrivelmente, empataram a partida aos 50 minutos do segundo tempo.

O empate improvável entre norte-americanos e costa-riquenhos classificou Honduras, que venceu El Salvador por 1 a 0 e ficou em terceiro lugar por ter melhor saldo de gols do que a Costa Rica. Honduras volta à uma Copa depois de 28 anos. Em 82, na Espanha, o país não deu sorte no sorteio das chaves e caiu logo no grupo dos anfitriões. A seleção caribenha quase promoveu uma grande zebra logo na estreia, ao marcar o primeiro gol no jogo contra os espanhóis. O autor da proeza foi Hector Zelaya (que não tem nenhum parentesco com o presidente deposto). Mas não deu para segurar os donos da casa, que venceram por 2 a 1.

Nas partidas seguintes, Honduras empatou com a Irlanda do Norte, perdeu de 1 a 0 para a Iugoslávia e foi eliminada. Repetir em 2010 os jogos duros que fez contra seus adversários em 82 parece ser o maior objetivo dos hondurenhos, que tem poucas chances de classificação para a segunda fase. Conquistar a primeira vitória da história do país em Copas do Mundo vai ser um verdadeiro título para essa seleção, mesmo se a classificação para a segunda fase não acontecer. O atacante David Suazo (foto) é a principal arma. O jogador, que completa 30 anos no dia 5 de novembro, pertence à Inter de Milão, da Itália.

Quem também deve ir ao mundial é o experiente Saúl Martinez, de 34 anos. Martinez é o autor da maior façanha da história do futebol do país. Ele fez os dois gols da vitória de Honduras por 2 a 0 sobre o Brasil, de Felipão, nas quartas-de-final da Copa América de 2001. A competição foi disputada na Colômbia, que sofria com uma grave crise política e ondas de violência doméstica. A seleção da Argentina se sentiu ameaçada pelo clima hostil na Colômbia e desistiu de participar do torneio. Por isso, Honduras foi convidada pela organização do evento. Azar dos brasileiros. Honduras terminou a Copa América de 2001 em terceiro lugar.

Abaixo você confere os dois gols marcados por Saúl Martinez contra o Brasil.

Nenhum comentário: