domingo, 1 de novembro de 2009

Estados Unidos



A seleção norte-americana chega a sua nona participação em Copas do Mundo como a campeã das eliminatórias da Concacaf, das 9 participações dos EUA, essa é a sexta vez consecutiva que os norte-americanos vão para a Copa. Em 94 os EUA sediaram o torneio e foram eliminados pelo Brasil nas oitavas de final. Em 2002, os yankees foram eliminados nas quartas pela Alemanha, porém em 2006 não passaram da primeira fase. O melhor resultado dos norte-americanos em Mundiais foi na primeira Copa do Mundo em 1930 no Uruguai conquistando a 3ª colocação.


O futebol norte-americano vem crescendo nos últimos anos, apesar do esporte denominado por eles “soccer” não ser o mais querido, os EUA é considerado o país onde o futebol é mais praticado. Além disso o fortalecimento da Major League Soccer fez com que o esporte fosse mais difundido no país. Jogadores de expressão mesmo que em fim de carreira são atraídos pelos bons salários, o maior exemplo disso é o astro inglês David Beckham, jogador do Los Angeles Galaxy.

A campanha nas Eliminatórias para a África do Sul 2010, foi conquistada com certa tranqüilidade, mesmo a diferença não tendo sido tão grande para o 4º colocado, foram 10 jogos na quarta e decisiva fase sendo 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. O ataque foi às redes em 19 oportunidades e a defesa sofreu 13 gols.

Os EUA surpreenderam o mundo do futebol na Copa das Confederações 2009, ao eliminar a favorita Espanha. Com grandes atuações de Altidore, Davies, Donovan e Dempsey os norte-americanos na base do contra-ataque venceram por 2 a 0. E na final contra o Brasil chegou a estar vencendo pelo placar de 2 a 0, mas acabou tomando a virada e ficou com o vice-campeonato.

Os destaques individuais da seleção comandada por Bob Bradley ficam por conta do goleiro Tim Howard do Everton (ING), pela sua experiência. A defesa conta com o bom Onyewu do Milan (ITA) e o experiente Carlos Bocanegra do Rennes (FRA). No meio campo o destaque é o craque do time Donovan(foto) do Los Angeles Galaxy (EUA) acompanhado pelos bons jogadores Beasley do Rangers (ESC) e Dempsey do Fulham (ING). No ataque os maiores destaque são Altidore do Hull City (ING) e Davies do Sochaux (FRA), o detalhe é que um tem 20 anos e o outro 23. Por falar em baixa idade, os EUA contam com a eterna promessa Freddy Adu que tem 20 anos e está no Belenenses (POR).



Palpite: Se jogar como na semi e na final da Copa das Confederações tem tudo para passar às oitavas.

Nenhum comentário: