domingo, 11 de outubro de 2009

Pelé x Maradona

Não, esse não é um post sobre quem foi melhor, até porque comparar atletas de épocas diferentes é uma grande besteira e os dois foram geniais dentro das quatro linhas.

Nesse mês, os dois foram personagens nos jornais de todo o mundo. Pelé na cerimônia da escolha da cidade-sede das Olimpíadas e Maradona no comando técnico da seleção argentina que não vive uma boa fase. O momento de Dom Diego é péssimo, mas mesmo assim seu torcedor o idolatra a ponto de chamá-lo de “D10S” e de formar uma igreja “Maradoniana, La Mano di Dio”, em alusão ao gol contra a Inglaterra de mão. Já Pelé, foi protagonista de um grande momento do esporte brasileiro e mesmo assim é tratado com desprezo. Por que?

Pelé é frio e evita aparecer em público. Após o fim de sua carreira, o rei do futebol brasileiro é visto apenas ao lado de políticos (não confiáveis) e dificilmente entra em contato com a população brasileira. Os comentários negativos e desnecessários sobre a seleção nacional e aos novos craque do Brasil também colaboram para este sentimento. Pelé parece não admitir a ideia de que o Brasil tenha novos ídolos no futebol e tem a antipatia de Zico, Romário e Ronaldo, os três melhores da era pós-Pelé.

Maradona é paixão, vibração e se comporta como um cidadão platino. O argentino vibra, chora, vai para o estádio e canta todas as músicas com o torcedor. Maradona ao expor seus dramas pessoais mostra ser um ser humano como qualquer outro, que tem problemas e alegrias e o fato de ser assim, o aproxima do seu povo e faz com que o sentimento de idolatria aumente ainda mais.Quando surge um novo atleta, o ex-craque argentino é o primeiro a apoiar e a elogiar. Todos os jogadores argentinos admiram o maior jogador de seu país

A vitória sobre o Peru foi emocionante e ver Dieguito dando um peixinho foi lindo. Os brasileiros não gostam de ter admiração pela Argentina, mas eu queria que o Pelé fosse assim, vibrante e humano como Maradona é.

2 comentários:

Daniel Mundim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Mundim disse...

Realmente Maradona tem todas as características de um ídolo. Seu carisma é único. O caráter "politicamente correto" de Pelé não cativa. É hipocrisia o que muitos brasileiros fazem ao crucificar Maradona pela sua vida pessoal, problemas como os dele qualquer família está sujeita. No futebol de hoje a vibração e a emoção com que o Pibe encara o esporte é raro. Por isso o peixinho de ontem foi tão simbólico. Maradona é uma figura essencial para o futebol.