terça-feira, 13 de outubro de 2009

A questão da altitude precisa ter mais estudos na área e maior comprometimento da FIFA

Sempre que um clube brasileiro e, principalmente, quando a seleção brasileira vai para uma partida em uma região que está bem acima do nível do mar, a mídia sempre toma como pauta ter ou não jogos nestas condições.

Não dá para ficarmos apenas no “achismo”. Como envolve uma questão biológica devemos envolver na discussão a ciência e o esporte. Eu jamais fui para uma cidade de altitudes elevadas e, portanto, não tenho a experiência que alguns atletas tiveram.

Minha opinião é em cima de aspectos abordados por alguns estudos e por aspectos que ainda não foram de fato estudados.

Patrick McSharry, da Universidade de Oxford, fez uma séria pesquisa sobre as altitudes elevadas no futebol. Ele que estudou 1.460 jogos entre 1900 e 2004. McSharry concluiu que em jogos em altitudes elevadas a cada 1.000 m equivaleria a "meio gol" para o time mandante. Em um jogo como Bolívia e Brasil, por exemplo, a probabilidade dos nossos vizinhos ganharem é de mais de 80%.

O número é alto já que a cidade de La Paz, onde usualmente acontecem os jogos da seleção local, está situada a 3.600 metros de altitude.

Com o devido tempo de adaptação a maioria dos atletas podem encarar elevadas altitudes. Mas quando se trata de competições como a Copa Sul-Americana, Libertadores e Eliminatórias, por exemplo, este tempo é apenas uma utopia.
Competições internacionais como a Copa do Mundo podem ocorrer nesses locais como já aconteceu no México já que existe o tempo de adaptação.

O resultado da partida não é fato relevante, mas a condição a que estão expostos à saúde os atletas é algo a ser discutido. Precisamos ainda de mais estudos sobre qual a relevância desta exposição.

Ainda podemos ter poucas certezas sobre o assunto. Porém dá para tirarmos algumas conclusões.

Por exemplo, argumentos querendo comparar a altitude com outras condições como o calor devem ser desprezados. Entender que os clubes da região são prejudicados com esta situação e por isso devem jogar no seu local é um absurdo já que a exposição à saúde dos atletas pode ser muito grande.

A FIFA deve estudar mais o assunto e não permitir que isto se torne apenas uma questão política.

2 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...

Pra mim é uma questão de bom senso. Proibir competição em um lugar de elevada altitude é uma medida muito extrema. Penso que os clubes que foram jogar na altitude deveriam ter por lei pelo menos uma semana de adaptação. Espaço no calendário existe, é só organizar. Quanto às seleções, como existe a opção de se jogar em uma cidade de média ou baixa altitude, isso deveria ser feito. A Bolívia, por exemplo, não consegue se classificar para a Copa jogando em La Paz e o Equador não se classificou por causa da altitude de Quito. Seu futebol evoluiu, fez um bom papel no mundial da Alemanha e teve um clube campeão da Libertadores. Acho que sair de La Paz ajudaria, inclusive, a seleção boliviana.

Adriano Muha disse...

Aqui é só futebol? Meu blog é só de automobilismo, vcs podem pegar informações lá se quiserem. Vou divulgar o de vcs.