domingo, 14 de dezembro de 2008

Amauri merece uma chance

Quem teve a oportunidade de assistir a partida entre Juventus e Milan pelo Campeonato Italiano viu um grande jogo de futebol. Os campeonatos europeus também estão pobres em número de bons jogos, mas a vitória por 4 a 2 da vecchia senhora foi muito interessante. Só que não vim aqui para falar do Calccio e nem mesmo de outro campeonato do velho continente. Há muito tempo me chama a atenção as atuações do brasileiro Amauri, da Juventus, e hoje mais uma vez o atacante foi muito eficiente.

Amauri se destacou no Palermo na temporada passada e foi contratado pela Juventus. O atleta já conquistou o seu espaço e é titular absoluto de seu time. Ele certamente merece uma chance na seleção brasileira. Nem acho que seja melhor do que Luís Fabiano ou Adriano. Estamos bem servidos de centroavantes, mas o atual momento do Imperador na Inter de Milão serve de alerta. Adriano tem correspondido todas as vezes que entra em campo com a camisa do Brasil. Foi assim na partida contra a Venezuela, nas Eliminatórias, e nos poucos minutos em que atuou no amistoso contra Portugal. O problema mais uma vez é a indisciplina. Adriano já irritou algumas vezes o técnico José Mourinho, chegou a ser afastado do grupo e pode sair do clube milanês em definitivo.

É bom ter outra opção para o lugar de Adriano caso o Imperador continue apresentando os já tradicionais problemas disciplinares. Até mesmo porque o próprio técnico da seleção não confia nos ''seus'' atacantes Jô e Alexandre Pato. Na última rodada dupla das Eliminatórias, Adriano nem sequer estava convocado, mas com o corte de Luís Fabiano foi chamado por Dunga. O normal era que os jogadores que já estavam convocados, como Jô e Pato, fossem os favoritos para assumir a vaga deixada por Luís Fabiano. Mas Dunga optou (corretamente) por Adriano. O errado nesse caso era a convocação de Jô e Pato. Quem discorda é só olhar o resultado de Brasil e Colômbia. Adriano foi suspenso na partida contra a Venezuela (vencida por 4 a 0 pelo Brasil) e não pôde jogar contra os colombianos. Azar do público que compareceu ao Maracanã e viu um pobre zero a zero.

Amauri deveria ser convocado para ser testado. Os amistosos, que na maioria das vezes não servem para nada, poderiam ser úteis para Dunga (basta ele querer) e Amauri. O atacante brasileiro, pouco conhecido em nosso país, é um grande centroavante. Como já disse, não o acho melhor do que Adriano e Luís Fabiano, mas é muito bom. Principalmente nas bolas aéreas. O jogador de 1,88m sabe fazer gols de cabeça como poucos. Ironia do destino seria se ele fosse convocado para o primeiro jogo da seleção em 2009, que vai ser justamente contra a Itália, país em que ele se profissionalizou. A azzurra, aliás, já sondou o atacante algumas vezes para defender a seleção italiana. A esperança de defender o Brasil falou mais alto e Amauri ainda aguarda uma convocação para defender as cores de seu país.

O jogador saiu do Brasil aos 19 anos, após disputar um torneio Sub-20 no país da bota. Depois de jogar em 5 equipes italianas, Amauri chegou a Juventus e hoje, com 28 anos, é um atleta pronto para ajudar a seleção brasileira. Se engana quem acha que é o mesmo caso do ''grande'' Afonso Alves, que fez vários gols no modesto Campeonato Holandês para ser convocado. Até acho que a convocação foi correta na época, já que o Brasil não tinha um centroavante definido como tem hoje. Se o campeonato é fraco tecnicamente, o atacante tem que fazer mais gols do que os artilheiros das ligas mais fortes e isso Afonso fez. Ele só não ganhou a chuteira de ouro da Europa porque o Campeonato Holandês tem peso inferior aos das principais ligas. E exatamente pelo nível do futebol holandês, Afonso Alves era uma dúvida que precisava ser testada.

Mas Amauri não é dúvida. Ele pode não dar certo na seleção, como outros grandes jogadores não deram, mas merece uma chance. Digo que não é dúvida porque ele é titular de um dos clubes mais importantes do mundo, atua nos principais campeonatos e dá conta do recado. Portanto, se trata sim de um grande jogador. Temos que nos acostumar e começar a valorizar atletas pouco conhecidos no Brasil. Digo isso porque, infelizmente, é cada vez mais comum jogadores deixarem o Brasil antes mesmo da profissionalização. Há quem diga que o jogador precisa ''se identificar'' com o país para defender a seleção.

Certamente se o futebol brasileiro oferecesse boas condições os jogadores não deixariam nosso país tão prematuramente como fez Amauri. Se essa ''identificação'' fosse realmente necessária, recusar um convite da seleção italiana tetra campeã mundial não seria uma bela prova de fidelidade e vontade de defender a seleção brasileira? Até nesse quesito Amauri vai bem e faz o que está ao seu alcance. Agora é com Dunga.

3 comentários:

Daniel Mundim disse...

Não há dúvidas de que o Amauri merece uma chance. Adriano e Jô não tem sequência em seus times. Contra a Juve, o Pato mostrou pq deve-se ter mais paciência com ele e preservá-lo. Já Amauri é experiente, seus números são expressivos, e seu momento é muito bom. O torcedora da Juve nem sente falta de Trezeguet, francês reconhecido por ser um artilheiro. Talvez agora q o campeonato italiano está passando no Sportv, o Dunga comece a ver os jogos do Amauri...

Vinícius Moura disse...

Amauri na minha visão tem futebol para ser titular da seleção brasileira no lugar do Luís Fabiano. Ele é um jogador de área, que na seleção brasileira poderia se dar bem com a movimentação de Robinho e Kaká.

Assim como você Fernando, estou louco para ver o Amauri com a camisa da Seleção Brasileira.

Porém, devo confessar um sentimento que tenho. Acredito que no início ele terá algumas dificuldades que são normais em qualquer jogador. Para mim nem mesmo o Luís Fabiano está firmado como titular.

Portanto, uma certa demora será normal para adptar-se ao jogo do Brasil, com poucos treinos, ao lado de jogadores que nunca atuou e em meio a uma seleção que apresenta vários outros problemas.

Essa dificuldade inicial será muito valorizada pela imprensa, torcida e pelo Dunga, pelo fato de Amauri desde de novo ter jogado na Itália.

Para o bem dele Amauri, o melhor era optar pelo futebol italiano, apesar do sentiment brasileiro que ele tem.

Anônimo disse...

Gostei muito do texto! Pra mim, o mais interesante do bolg até agora.
Me fez lembrar qde qundo um amigo meu me dizia: "Cara, tem um atacante brasileiro muito bom, goleador mesmo. Eu jogo com esse time só por causa dele..."


Ele se referia a Amauri, na época em que o artilheiro ainda jogava pelo Chievo!

Bom olheiro! haha...