sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

As mudanças na Série B

A partir do próximo ano, o estado de Goiás vai ter dois representantes na Série B do futebol brasileiro. Mas até quando? Os últimos anos mostram que não é fácil se manter na segunda divisão. Os motivos são os mais simples possíveis: desde 2006, quatro times sobem para a primeira divisão e quatro são rebaixados para a Série C, ou seja, de um ano para outro 8 times novos compõem a segundona.

Mas era de se esperar, porém, que existisse certa estabilidade na Série B, como ocorre em países da Europa, por exemplo. É comum ver equipes promovendo um verdadeiro ''sobe e desce''. São times fortes na segunda divisão, mas que não conseguem se manter na elite. No Brasil isso não ocorre. De 2001 pra cá, foram 22 acessos da segunda para a primeira divisão. Esses 22 acessos foram conquistados por 21 times diferentes, ou seja, apenas uma equipe conseguiu ser promovida duas vezes. Isso aconteceu com o Fortaleza em 2002 e em 2004.

Não há no Brasil um ''papa títulos'' da segunda divisão. O resultado disso é que em apenas 3 anos, a Série B foi modificada de forma incrível.

Times da Série B em 2006

Vila Nova, América de Natal, Brasiliense, Ceará, Portuguesa e Guarani

Náutico

Atlético Mineiro, Sport Recife, Paulista, Coritiba, Santo André, Marília, Ituano, Gama, Remo, Avaí, CRB, Paysandu e São Raimundo


Times da Série B em 2009

Vila Nova, América de Natal, Brasiliense, Ceará, Portuguesa e Guarani

Náutico

Ipatinga, Ponte Preta, Bragantino, Juventude, São Caetano, Bahia, Paraná, ABC, Fortaleza, Atlético Goianiense, Campinense e Duque de Caxias

Vasco, Figueirense ou Atlético Paranaense

Como se pode ver, a Série B teve uma mudança grande de 2006 pra 2009. Se Vasco e Figueirense se mantiverem na zona de rebaixamento após a última rodada, apenas 6 times que disputaram a segunda divisão 3 anos atrás irão disputá-la no ano que vem. O mesmo vai acontecer se o Atlético Paranaense for rebaixado. Caso o Náutico caia para a Série B, 7 times que disputaram a segundona em 2006 vão disputá-la em 2009.

O que mais chama a atenção é que apenas Ceará e Brasiliense permanecem intactos na segunda divisão. Nesse intervalo de 3 campeonatos, Vila Nova e Guarani se aventuraram na Série C. Portuguesa e América de Natal tiverem passagens frustrantes pela elite nacional. Estou pegando 2006 como parâmetro, porque esse foi o primeiro ano em quem a Série B foi disputada no formato de pontos corridos, com 4 vagas para a primeira divisão e 4 times sendo rebaixados.

As equipes que sobem para a Série A têm conseguido um relativo sucesso, como Coritiba e Vitória, por exemplo, que subiram no ano passado e conseguiram se manter com folga primeira divisão. O problema e o motivo de tanta mudança na Série B está ligado ao rebaixamento de 4 clubes. Apenas Vila Nova e Guarani conseguiram voltar da terceira divisão. Ituano e São Raimundo sumiram do mapa. Paulista, Remo e Santa Cruz vão tentar reviver no futebol na nova quarta divisão. O Paysandu vai jogar a reformulada Série C em 2009.

O que vai acontecer com o Vila Nova e com o Atlético nos próximos anos só o tempo vai dizer. A segunda divisão desse ano mostrou que não é preciso ser genial para alcançar o acesso. Mas um planejamento ruim, como o do Criciúma em 2009, por exemplo, leva o time para baixo. O Vila Nova sabe muito bem disso.

Não dá para prever o futuro, mas imagino que o planejamento dos clubes melhore com o planejamento da própria CBF. Acho que a mudança de times na Série B vai diminuir muito com a criação da terceira divisão com 20 clubes. Assim vai ficar mais fácil conseguir retornar. Uma Série C com 63 clubes, como esse ano, é muito desgastante e o critério regional adotado nas primeiras fases foramavam logo no início alguns ''grupos da morte'' e em contrapartida permitia com que times medíocres chegassem ao octogonal final. Portanto, se algum dia seu time cair para a Série C lembre-se de que agora o ''inferno'' é mais em baixo.

2 comentários:

Thiago Rabelo disse...

Sinceramente, eu acho que não vai mudar nada. Os times continuam com a mesma mentalidade ultrapassada e nunca o trabalho tem uma sequencia. Vários times utilizaram mais de 50 jogadores no Campeonato Brasileiro da Série B, um claro exemplo da má preparação.

Outro problema é o planejamento da equipe que sobe para a Série A. Os clubes apostam em jogadores que não deram certo em grandes clubes. O Ipatinga no início do ano contratou Cléber Goiano e Aldo, dois jogadores extremamente ruins e o resultado não poderia ser pior, um clube rebaixado no campeonato mineiro.

Fernando Vasconcelos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.