sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Planejando 2009

Todo final de ano é a mesma coisa no futebol, acabam os compromissos nos campeonatos e os clubes já começam a pensar na próxima temporada e planejar o que tem que ser feito para que os resultados sejam os melhores possíveis.

O primeiro passo, é o comando da equipe, a manutenção de um treinador à frente da equipe por um longo tempo pode ser a chave para o sucesso, o exemplo do Brasileirão 2008 mostrou muito isso. São Paulo com Muricy Ramalho, Grêmio com Celso Roth, Cruzeiro com Adilson Batista e Palmeiras com Vanderley Luxemburgo ficaram com as quatro primeiras posições e estiveram à frente de suas equipes por todo campeonato. Esses quatro renovaram contrato e devem dar continuidade no trabalho. Caio Júnior do Flamengo também comandou o rubro-negro nas 38 rodadas do campeonato, mas no fim deixou escapar a vaga para Libertadores e passa o boné para Cuca.

Definidos os treinadores, o que mais movimenta os clubes e os noticiários esportivos nessa época são as contratações para montagem do elenco. Existe uma guerra de forças para contratar os melhores jogadores, aqueles que mais se destacaram ou que são prioridades para suprir deficiências apresentadas durante o ano.

O Corinthians incendiou o mercado de contratações com o anúncio de que Ronaldo Fenômeno vai vestir a camisa corinthiana em 2009, além dele o timão fechou com Túlio volante que estava no Botafogo, Jorge Henrique meia-atacante também do Botafogo e com o zagueiro Jean que era reserva do Grêmio.

Já o São Paulo saiu na frente com as boas contratações até agora, Wagner Diniz, Eduardo Costa, Washington, Renato Silva e Júnior César, todos jogadores que poderão agregar mais qualidade ao já ótimo grupo que possui o tricolor paulista.

O Santos fez um campeonato fraco em 2008, até agora anunciou o meia Madson que foi rebaixado com o Vasco e Lúcio Flávio meio campista que estava no Botafogo e que pulou fora do barco que parece que vai afundar lá em General Severiano.

O Palmeiras é quem vive o momento mais delicado entre os times de São Paulo. Teve o time principal quase que inteiramente desmanchado e têm apenas dois reforços já confirmados, Marquinhos atacante ex-Vitória e Cleiton Xavier que foi rebaixado com o Figueirense. O pior de tudo é que o Palmeiras ainda não sabe quem vai ser o presidente do clube e às eleições estão marcadas para o dia 26 de janeiro, dois dias antes da estréia na Pré-Libertadores. O Palmeiras segue sem definição nenhuma e muito atrasado nas contratações para 2009.

No Rio de Janeiro o que se vê é uma debandada de jogadores para outros centros, no Flu Thiago Silva foi para o Milan, Washington e Junior César foram para o São Paulo, no Botafogo Jorge Henrique e Túlio foram para o Corinthians, Renato Silva para o São Paulo e Lúcio Flávio para o Santos. No Vasco a desmontagem do elenco e a montagem será nos moldes para a disputa da Segundona.

Cruzeiro, Grêmio e Internacional prometem times muito competitivos para a próxima temporada. É nesse embalo que o futebol acontece no final de ano, boatos, verdades, sonhos, frustrações e principalmente esperança no pensamento do torcedor para que 2009 seja mais próspero que 2008.

2 comentários:

Vinícius Moura disse...

E ainda tem o Itumbiara que quer trazer Petckovic, Edmundo e Denílson para ser o garoto propaganda do time nos centenário da cidade

Vinícius Moura disse...

Observação: É um dos três citados acima e não os três