segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Camarões

Depois de perder a classificação para a Copa do Mundo de 2006 na última rodada das Eliminatórias, a seleção de Camarões está de volta a um mundial. O time não mudou muito de quatro anos para cá, mas talvez a experiência adquirida tenha sido o fator decisivo para garantir o passaporte para a África do Sul. Os camaroneses ficaram no Grupo A da última fase das Eliminatórias Africanas, ao lado de Togo, Gabão e Marrocos. O início foi preocupante, mas após perder e Togo e empatar com os marroquinos, a seleção comandada pelo técnico francês Paul Le Guen venceu todas as suas partidas e terminou na primeira colocação da chave com 13 pontos.



Em 2010 os leões indomáveis vão disputar o seu sexto mundial. Camarões é o país africano que mais participou de Copas do Mundo. A melhor campanha foi no mundial da Itália, em 1990, quando terminou em sétimo lugar. Foi em solo italiano que os jogadores ficaram conhecidos como leões indomáveis. O principal jogador era Roger Milla (à direita), que na época tinha 38 anos. Logo na estreia de Camarões na Copa, o país venceu a Argentina por 1 a 0 com gol de François Oman-Biyiki. Para nosso azar, a derrota dos argentinos, campeões da Copa de 86, colocou frente a frente brasileiros e hermanos logo nas oitavas-de-final. O Brasil perdeu e voltou mais cedo para casa.

Camarões foi eliminado pela Inglaterra nas quartas-de-final, em uma partida emocionante vencida pelos ingleses por 3 a 2. Depois de 1990, os leões indomáveis ficaram devendo uma boa participação em mundiais. Em 1994, o país foi eliminado na primeira fase depois de empatar com a Suécia e perder para Brasil e Rússia. A derrota para a Rússia por 6 a 1 quando as duas seleções já estavam eliminadas, foi humilhante. Nesta partida, Roger Milla, com 42 anos, fez o gol de honra dos camaroneses e se tornou o jogador mais velho a marcar um gol em um jogo de Copa do Mundo.

No século 21, Camarões segue devendo. Existia uma boa expectativa em torno dos leões indomáveis por causa do título das Olimpíadas de 2000, mas a participação no mundial da Coreia e do Japão, em 2002, foi apagada. Atualmente, o país ocupa a décima quarta posição no ranking da FIFA. Jogadores como Samuel Eto'o, da Inter de Milão, Pierre Webó, do Mallorca, Geremi, do Newcastle e Lauren, do Portsmouth são capazes de justificar a atual posição do país no ranking da FIFA e pelo menos levarem a seleção até às oitavas-de-final. Para isso, não basta ter evoluído apenas no quesito experiência. Se Camarões não tiver uma boa disciplina tática e confundir marcação com violência, como acontece com frequencia, os leões voltarão mais cedo para casa novamente.



Aos 29 anos, Eto'o vai poder jogar mais uma Copa. Talvez a última de sua carreira.

Nenhum comentário: