sábado, 14 de novembro de 2009

Nova Zelândia

Com gol de Rory Fallon, aos 45 minutos do primeiro tempo, a Nova Zelândia venceu o Bahrein por 1 a 0 em casa e se classificou para a Copa do Mundo de 2010. Será a segunda participação dos neo zelandeses em um mundial. Na partida de hoje, disputada na cidade de Wellington, empate sem gols levaria a decisão para a prorrogação e depois para os pênaltis, se o empate continuasse. Empate com gols classificaria o Bahrein, já que a primeira partida terminou 0 a 0. Foi a segunda vez seguida que Bahrein deixou escapar a vaga na Copa em um confronto de repescagem. Em 2005, o país foi eliminado por Trinidad e Tobago.

A única participação da Nova Zelândia em mundiais até hoje foi em 1982, na Espanha, quando esta seleção ficou no Grupo F, o grupo do Brasil, e foi saco de pancadas. O país da Oceania estreou perdendo por 5 a 2 para a Escócia, depois tomou 3 a o da União Soviética e encerrou sua melancólica participação perdendo para o Brasil, de Telê Santana, por 4 a 0. Com a migração da Austrália para a Federação Asiática de Futebol, a Nova Zelândia passou a reinar sozinha na Oceania. Os pontos positivos são que além das chances de classificação para a Copa terem aumentado consideravelmente, o país deve ser presença certa em todas as Copas das Confederações, o que dará experiência para os jogadores.

Em 2009, os ''All Whites", como são conhecido os jogadores neo zelandeses, participaram da Copa das Confederações da África do Sul. O time ficou no Grupo A e logo na estreia tomou 5 a 0 da Espanha. Depois, perdereu para os anfitriões por 2 a 0 e na última partida empatou sem gols com o Iraque. A Nova Zelândia não vai à África do Sul para se classificar à segunda fase. Mas conquistar um ponto em 2010 pode ser tão comemorado quanto um título da seleção nacional do país de Rúgbi, os "All Blacks". A seleção de futebol da Nova Zelândia é treinada por Ricki Herbert, que sabe sobre as limitações de sua seleção.



Quem também se garantiu no mundial da África do Sul hoje foi a Nigéria, que venceu o Quênia de forma dramática. Mais tarde, as outras duas vagas do continente da Copa também serão preenchidas. Camarões disputa com Gabão. Egito e Argélia duelam no grupo C e em caso de vitória dos egípcios por 2 gols de diferença uma nova partida vai ser realizada na quarta-feira, pois os times terminarão empatados em todos os critérios de desempate. Também começa hoje a repescagem europeia e a das Américas. Falaremos de tudo isso nos próximos posts.

Nenhum comentário: