sábado, 28 de novembro de 2009

Portugal


Portugal estará na Copa pela quinta vez em sua história. Os portugueses nossos “patrícios” só obtiveram sucesso em mundiais quando tiveram a presença de brasileiros no comando. Foi assim na primeira participação lusitana em Copas do Mundo na Inglaterra – 1966, quando o brasileiro Otto Glória era o comandante da seleção de Portugal e apresentou ao mundo o “Pantera Negra”, apelido do moçambicano e português Eusébio. Na terra da rainha Portugal ficou com a terceira colocação, melhor dos portugueses na história.

Quarenta anos depois, na Copa da Alemanha, a seleção portuguesa dirigida por outro brasileiro, Luiz Felipe Scolari, conseguiu mais uma boa campanha chegando ao quarto lugar. Na campanha de Scolari em 2006, os portugueses conseguiram importantes vitórias contra Inglaterra e Holanda.

As outras duas participações de Portugal foram em 1986 no México e em 2002 na Coreia e Japão.

E quase que a seleção do atual melhor jogador do mundo fica de fora da Copa na África do Sul. Os portugueses precisaram disputar a repescagem contra a boa seleção da Bósnia e Herzegovina.

Na fase de grupos Portugal ficou na segunda posição do grupo que contava com Dinamarca (1º lugar), Suécia, Hungria, Albânia e Malta. Os portugueses somaram 19 pontos, sendo 5 vitórias, 4 empates e uma derrota. O ataque anotou 17 gols e a defesa sofreu 5. Na repescagem duas vitórias por 1 – 0 sobre a Bósnia e o passaporte carimbado.


Torcida lusa comemora classificação


A seleção portuguesa é treinada por Carlos Queiroz, e conta com bons jogadores, entre eles o melhor do mundo na atualidade, o atacante do Real Madri (ESP) e um dos postulantes de imediato a craque da Copa.

No gol o nome para ser titular é o de Eduardo do Braga (POR), que tem como reserva o ótimo Hilário do Chelsea (ING). Na linha defensiva os nomes são o do brasileiro naturalizado português Pepe, e Ricardo Carvalho. No meio campo além de C.Ronaldo, ainda tem bons jogadores como Deco, Nani e Tiago.
O ataque conta com Simão, Hugo Almeida e mais um brasileiro naturalizado português, Liédson.


Ex-Corinthians, Liédson tem chance de ir à Copa por Portugal

Palpite: Os portugueses têm chance de fazer bonito na Copa, chegando entre as 8 melhores do mundo.

Nenhum comentário: