quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dinamarca

A Dinamarca não entra nas competições para brincar. Pelo menos é isso que o país nórdico já mostrou nos torneios em que participou. Para quem se lembra das participações dinamarquesas em mundiais é difícil acreditar que em 2010 os escandinavos vão disputar apenas a quarta Copa do Mundo em sua história. A primeira participação foi em 1986, no México, quando o time venceu todas as partidas na primeira fase e foi apelidada no Brasil de "Dinamáquina". Porém, nas quartas-de-final o time perder por 5 a 1 para a Espanha casa e foram eliminados.

A eliminação humilhante em 86 e a não classificação para a Copa de 90 fizeram o país ficar em segundo plano no cenário do futebol mundial. Mas em 1992, a melhor geração da história do futebol dinamarquês mostrou sua cara ao mundo da bola. Para o desespero da rival Suécia, que sediava a Eurocopa daquele ano, a Dinamarca se mostrou uma seleção muito eficiente, com jogadores de alta categoria, como o goleiro Piter Schmeichel. A equipe se classificou para a segunda fase com uma vitória, um empate e uma derrota (contra a Suécia). Como apenas oito seleções participavam da Euro, a segunda fase já era semifinal e a Dinamarca bateu a Holanda nos pênaltis.

Na grande decisão, 2 a 0 em cima da Alemanha, campeã da Copa do Mundo de 90. Os alemães eram os grandes favoritos, não só pelo título mundial dois anos antes, mas também por terem eliminado os suecos, donos da casa. Mas o título continental em 92 parece ter subido à cabeça dos dinamarqueses, que não se classificaram para a Copa de 94. Um ano depois, a Dinamarca conquistou a Copa das Confederações ao bater a Argentina na final com gols de Michael Laudrup e Rasmussem. Em 1998, o país disputou a sua segunda Copa do Mundo, caiu no grupo da anfitriã, França. Depois de se classificar em segundo lugar, os nórdicos bateram a Nigéria por 4 a 1 nas oitavas-de-final e foram eliminados pelo Brasil, nas quartas, depois de um jogo espetacular vencido pela seleção canarinho por 3 a 2, em dia de Rivaldo.

Em 2002, no mundial da Coreia e do Japão, a Dinamarca voltou a encontrar a França na primeira fase. Na última rodada, o país venceu os franceses por 2 a 0 e se classificaram em primeiro lugar. A França foi eliminada. Nas oitavas-de-final, a Inglaterra atropelou a Dinamarca por 3 a 0. Em todos os mundiais que participaram, os dinamarqueses foram pelo menos para as oitavas-de-final. Talvez por isso tenham participado apenas três vezes. A Dinamarca não gosta de fazer feio.

O time atual não tem jogadores tão espetaculares com Michael Laudrup e Schmeichel. Os destaques do atual time são Christian Poulsen, da Juventus, John-Dahl Tomasson, do Feyenoord e Nicklas Bendtner, do Arsenal. Mas a campanha nas Eliminatórias mostra a eficiência da equipe, que ficou no grupo da morte ao lado de Portugal e Suécia. A Dinamarca só perdeu um jogo, na última rodada, quando já estava classificada. É bom abrir o olho, pois o retrospecto diz que em 2010, uma das vagas na segunda fase já tem dono.

Nenhum comentário: