quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Nigéria



Os nigerianos estão de volta à Copa do Mundo. Depois de disputar três mundiais consecutivos (1994, 1998 e 2002), a Nigéria decepcionou e ficou de fora do Mundial da Alemanha em 2006, perdendo a vaga para Angola. Mas garantiu sua vaga para a primeira Copa do Mundo em terras africanas. A seleção que encantou com o futebol ofensivo e teve ótimos jogadores como Amunike, West, Kanu, Babangida e Jay-Jay Okocha sempre se destacou pelo futebol ofensivo, alegre e irresponsável.

A principal conquista dos nigerianos no futebol e a primeira do país em uma competição de primeira linha, foi o ouro em Atlanta-96, onde desbancaram o Brasil no inesquecível “Dida-Aldair” pelas semifinais e depois venceram os argentinos. Depois de uma boa estreia em Copas do Mundo também nos EUA 94, os nigerianos conquistavam um ouro que nem mesmo a Seleção Brasileira possui. Outros títulos importantes são duas Copas das Nações Africanas em 1980 e 1994.

Nigéria x Argentina - EUA 94


A classificação da Nigéria para a Copa de 2010 veio somente na última rodada das Eliminatórias. Os nigerianos que ocupam a 32ª posição no ranking da FIFA atualmente, saíram das Eliminatórias invictos na fase final, foram 3 vitórias e 3 empates, 9 gols marcados e 4 sofridos.

As “super águias” vão voltar a dar rasantes em Copas do Mundo, a geração não é tão boa como a dos anos 90 por exemplo, mas a África está bem representada com a seleção nigeriana. Os destaques da seleção treinada pelo nigeriano Samsom Siasia são: o defensor Joseph Yobo do Everton (ING), o meia Obi Mikel do Chelsea (ING), e os atacantes Utaka e Kanu do Portsmouth (ING), e alguns jovens jogadores como Victor Obinna e Victor Anichebe.

Meia Obi Mikel em ação pela seleção

Palpite: Se tiver com a sorte na hora da definição dos grupos, a Nigéria pode repetir 94 e 98, mas não será fácil.

Nenhum comentário: