segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Eslováquia



A Eslováquia vai realizar seu debute em Copas do Mundo como um país independente. Desde 1993 quando teve sua separação da antiga Tchecoslováquia, os eslovacos não conseguiram se classificar nas 4 eliminatórias que disputaram. Como Tchecoslováquia, foram 8 Mundiais disputados e os resultados mais expressivos foram os dois vice-campeonatos em 1934 e em 1962 o último perderam para o Brasil de Garrincha.

Para 2010, a Eslováquia conseguiu se classificar de forma direta sendo campeã do grupo 3 das Eliminatórias da UEFA. O grupo contava ainda com a Eslovênia (classificada para a repescagem contra a Rússia), a rival Rep.Tcheca, Irlanda do Norte, Polônia e ainda San Marino. Na campanha os eslovacos somaram 22 pontos com 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, 22 gols anotados e 10 sofridos (o detalhe é que a Eslováquia foi a única seleção que conseguiu tomar um gol de San Marino).

A equipe é treinada por Vladimir Weiss (45 anos), tem alguns bons nomes em seu elenco. No gol o destaque é Jan Mucha do Legia Warsawa (POL), na defesa a estrela é Martin Skrtel jogador do Liverpool (ING), e ainda conta com Peter Pekarik do Wolfsburg (ALE) e Ján Durica do Panathinaikos (GRE). No meio-campo o destaque é o meia Marek Hamšík jogador do Napoli (ITA), e o “superkid” Vladimir Weiss, filho homônimo do treinador da seleção, o jogador que jogará a Copa com 20 anos joga no Manchester City (ING). No ataque os destaques são Martin Jakubko do FK Moscou (RUS) e Robert Vittek do Lille (FRA).


Palpite: A Eslováquia não deve passar às Oitavas, mas pode conseguir uma vitória em seu primeiro Mundial como país independente.

Nenhum comentário: