terça-feira, 24 de novembro de 2009

Grécia


A Grécia vive ainda hoje da conquista da Eurocopa 2004, isso é um fato. E a mesma Grécia decepcionou muito ao não conseguir se classificar para a Copa do Mundo da Alemanha em 2006. Ainda mais por que a história grega em Copas do Mundo não é lá das mais agradáveis. Os gregos disputaram apenas o Mundial de 1994 e foram eliminados na primeira fase com três derrotas, 10 gols sofridos e nenhum gol marcado. Um deles foi um gol especial, pois foi o último gol de Maradona pela seleção argentina, na ocasião a Grécia tomou de 4 a 0, os outros três gols foram marcados por Gabriel Batistuta.

Mas a seleção grega quer tirar essa impressão de ser a equipe da Euro-04 e também conseguir algo mais na Copa do Mundo da África do Sul. Para ter essa chance a Grécia teve dificuldades para se classificar tendo que enfrentar a repescagem europeia. Na fase de grupos os gregos ficaram em segundo lugar, atrás da Suíça, em um grupo fraco que contava com Moldova, Luxemburgo, Israel e Letônia. Foram 20 pontos ganhos com 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Foram marcados 20 gols e sofridos 10. Na repescagem os gregos venceram a Ucrânia (1-0) jogando fora de casa depois de ter empatado sem gols em terras gregas.


Gregos comemoram vitória em Donetsk (UCR)

A seleção aparece em uma surpreendente 12ª colocação no ranking FIFA desse mês, o que já credencia a pelo menos se ter cuidado com os gregos lá na África do Sul.

O time treinado pelo alemão Otto Rehhagel, tem uma boa estrutura defensiva mas já não conta mais com o bom e experiente goleiro Nikopolidis destaque da Euro-04. O seu sucessor é Michalis Sifakis que joga no futebol do país. Na linha defensiva, alguns jogadores se destacam como Torossidis do Olympiacos (GRE), Seitaridis do Panathinaikos (GRE), e Kyrgiakos do Liverpool (ING) além do experiente Dellas do Anorthosis Famagusta.

Do meio para frente a seleção conta com jogadores experientes mesclados com alguns jovens talentos. Dos meias A.Papadopoulos de 25 anos e que joga no Olympiacos (GRE), e Pliatsikas do Schalke 04 (ALE) o último terá 22 anos na Copa do Mundo. E meio-campistas experientes até mesmo na seleção como são os casos de Katsouranis e Karagounis ambos do Panathinaikos (GRE) e Basinas esse do Portsmouth (ING).

No ataque o grande nome é o de Theofanis Gekas jogador do Bayer Leverkusen (ALE), o autor do gol da classificação Salgipidis (foto) do Panathinaikos (GRE), outro bom nome é o de Samaras jogador do Celtic (ESC). E Rehhagel ainda poderá contar com a experiência de Charisteas ou a juventude de Mitroglou.




Palpite: Tudo pode acontecer com a surpreendente Grécia, eu apostaria em uma vaga nas oitavas-de-final.

Nenhum comentário: