quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Sérvia


Será a primeira vez que a Sérvia disputará um Mundial como país independente, antes pertencente à Iugoslávia disputaram 9 mundiais e o de 2006 como Sérvia e Montenegro somando assim 10 participações. A melhor classificação dos sérvios (iugoslavos) foi a quarta posição em 1962 no Chile.

Na última Copa do Mundo os sérvios ainda em companhia dos montenegrinos mas base do selecionado, caíram em um grupo muito dificil, e nem a boa campanha e a defesa sólida das Eliminatórias foram o suficiente para levar a seleção mais adiante na competição. O time caiu no grupo da morte em 2006, com Argentina, Holanda e Costa do Marfim, o resultado foi a eliminação na primeira fase com três derrotas 1 x 0 para a Holanda na estreia, depois 6 x 0 para a Argentina e 3 x 2 para a Costa do Marfim.
Nas Eliminatórias para a África do Sul 2010, a Sérvia conseguiu vaga direta ao ser a campeã do Grupo 7, deixando na repescagem a tradicional França. O grupo ainda tinha Áustria, Romênia, Lituânia e Ilhas Faroe. A Sérvia conquistou 22 pontos, 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, marcou um gol para cada ponto conquistado e sofreu apenas 8.

A seleção 20ª colocada no ranking da FIFA é treinada por Radomir Antic, e tem bons jogadores e um futebol ofensivo que por vezes foi apelidado de “Brasil da Europa”. O time joga num 4-4-2 e pode atuar também no 4-3-3. Os principais destaques e que devem figurar em terras sul-africanas são:

Goleiro: Vladimir Stojković , jogador de 26 anos e que atua no Sporting Lisboa foi o titular na maior parte das Eliminatórias.

Defensores: Na linha defensiva os sérvios tem jogadores de respeito no futebol europeu, é o caso de Branislav Ivanović jogador que defende o Chelsea (ING), Nemanja Vidić jogador do Manchester United (ING) e o experiente Ivica Dragutinovic do Sevilla (ESP).

Meio-campistas: no meio-campo o destaque principal é Dejan Stanković da Inter de Milão (ITA), o jovem Zdravko Kuzmanović jogador do Stuttgart (ALE), Miloš Krasić do CSKA Moscou (RUS).

Atacantes: Milan Jovanović do Standard Liége (BEL), Marko Pantelić do Ajax (HOL) e o gigante Nikola Žigić de 2,02 m jogador do Valência (ESP).



Palpite: Se não cair no grupo da morte, a Sérvia postulará a vaga para as oitavas-de-final.

Nenhum comentário: