quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Chile


A seleção chilena vai para o seu oitavo Mundial, sendo que o último deles foi a Copa do Mundo da França em 1998, onde o país foi eliminado pelo Brasil nas oitavas-de-final pelo placar de 4 a 1. Desde então o Chile colecionava campanhas decepcionantes nas Eliminatórias Sulamericanas. Até a ótima campanha feita para a África do Sul.

Nessa edição das Eliminatórias o Chile ficou com a segunda posição somente atrás do Brasil, sendo assim desbancando Argentina e Paraguai. O selecionado comandado pelo El Loco Marcelo Bielsa, somou 33 pontos mesma quantia do Paraguai e um a menos que a seleção canarinho. Foram 10 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. O ataque do artilheiro Suazo (10 gols) conseguiu ir às redes 32 vezes, segundo melhor ataque da competição. A defesa (ponto fraco da equipe) sofreu 22 gols, pior defesa entre as 5 primeiras seleções.

O time formado por Bielsa é um time extremamente rápido e habilidoso no ataque, este é o ponto forte do Chile. O habilidosíssimo Aléxis Sanches que cai pelos lados do campo principalmente pela direita, ou até mesmo Fábian Orellana também bom atacante, ambos tem a missão de servir o matador chileno Humberto Suazo que desbancou o fabuloso Luís Fabiano, ao marcar 10 tentos na competição um a mais que o brasileiro.

O meio campo tem bons jogadores, também habilidosos porém com a marcação muito frouxa. Jogadores como Matías Fernández, e Jorge Valdivia (foto) dão habilidade e classe para a meia cancha chilena.


A defesa essa sim é o ponto fraco tomou 22 gols, 3 deles marcados pelo Brasil em jogo no território chileno. O principal defensor chileno e de melhor condição técnica é Gonzalo Jará. No gol está o mediano Cláudio Bravo.

O problema maior do Chile é que em um torneio de tiro curto como é a Copa do Mundo as loucuras ofensivas e por vezes suicidas de Bielsa podem custar caro. Resta saber como vai ser a postura chilena na terra zulu.

Palpite: Se o Chile for uma equipe mais equilibrada e seus bons atacantes se sobressaírem, os chilenos podem passar às oitavas.

Nenhum comentário: