domingo, 1 de novembro de 2009

Nota zero para declaração de Júlio César e atuação de parte da torcida organizada do Goiás

A fase do Goiás no segundo turno do Campeonato Brasileiro é bastante complicada. O clube vive uma situação muito ruim e de grande instabilidade. O normal nesse momento é o torcedor do Goiás protestar, e com toda razão, já que o time esteve muito próximo de disputar, de fato, o título de Campeão Brasileiro da Série A.

O que mais me chamou a atenção no jogo entre Goiás x Atlético MG não foi mais uma atuação muito ruim de alguns jogadores, mas sim a declaração do ala esquerdo Júlio César e da atuação de alguns “torcedores”.

“ A gente sabe que não é todos os torcedores. Por exemplo, a Força Jovem vem apoiando a gente o jogo todo mas tem torcedor que fica do outro lado só xingando até mesmo antes do jogo.” Esta foi a fala do ala esmeraldino.

No Goiás a pressão não se compara a de outros times como, por exemplo, os clubes do Rio de Janeiro e São Paulo. É normal que os jogadores do Goiás sejam pressionados pois o momento é horrível. O torcedor do Goiás tem toda a razão de protestar.

Os jogadores de futebol precisam entender que o discurso de um atleta, em algumas ocasiões, é muito importante para o torcedor.

Grande parte da Força Jovem nos últimos anos mostra-se do lado da diretoria do Goiás e contra o verdadeiro torcedor esmeraldino.

Ninguém da torcida “organizada” do clube fez qualquer protesto pela situação atual do time no Campeonato Brasileiro. De fato, Júlio César tem razão. Mas isto não significa que a organizada ama a instituição Goiás Esporte Clube.

Se a Força Jovem decidiu agir apenas com os gritos de “Eu acredito”, tudo bem, eu não devo protestar.

Mas hoje no estádio Serra Dourada boa parte da Força Jovem se posicionou contra os torcedores que resolveram criticar, o momento atual ,de forma pacífica.

Aqueles esmeraldinos que levaram faixas de revolta, nariz de palhaço, calçinhas, entre outras coisas, tiveram os seus objetos de protesto jogados na direção da geral do estádio, e ainda tiveram que contar com apoio da Polícia para que não tivessem as suas faixas rasgadas.

Os responsáveis por tudo isso? A Força Jovem. Eu estive na arquibancada do Serra Dourada hoje e pude presenciar esta cena.

Outro que há algum tempo vem defendendo a Força Jovem e criticando o verdadeiro torcedor do Goiás é o técnico Hélio dos Anjos.

Júlio César e Hélio dos Anjos, o verdadeiro torcedor esmeraldino não é aquele que vai aos jogos apenas para se envolver em brigas e pancadarias. O apaixonado pelo Goiás é aquele que vai ao estádio pelo amor ao time e que chega a um ponto que este amor se mistura ao ódio. Isto só acontece por que o Goiás Esporte Clube mexe no coração de cada um deles.

Reafirmo minha posição. O protesto pacífico do torcedor é absolutamente normal. O discurso de apoio a esta torcida organizada e de crítica ao torcedor esmeraldino que vai ao estádio, está sendo de uma ignorância completamente absurda.

Nenhum comentário: