quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Passaporte carimbado

As 32 seleções que vão disputar a Copa do Mundo da África do Sul em 2010 já foram definidas. Hoje as últimas seis vagas para o mundial foram definidas, quase todas elas de forma dramática. A situação mais confortável foi de Portugal, que venceu a Bósnia por 1 a 0 fora de casa. Os portugueses já haviam vencido o jogo de ida pelo mesmo placar.

Em Paris, um erro grave de arbitragem classificou a França. Os azuis, que venceram a Irlanda por 1 a 0 no jogo de ida, precisavam apenas do empate para garantir vaga na Copa. Porém, com um gol de Robbie Keane, os irlandeses devolveram o placar de 1 a 0 e levaram a partida para a prorrogação. No primeiro tempo da prorrogação os franceses marcaram um gol absolutamente irregular. Após cobrança de falta, Thierry Henry ajeitou a bola com a mão para o zagueiro Gallas, que empurrou para as redes e comemorou de forma sem graça, já que a arbitragem validou o gol.

Ainda na Europa, a Eslovênia surpreendeu ao vencer a Rússia por 1 a 0. O país se classificou por causa do critério do gol fora de casa, pois perdeu para os russos em Moscou por 2 a 1. Esta será a segunda participação dos eslovenos em Copas do Mundo. A primeira participação em mundiais desta seleção foi em 2002, quando o time perdeu todos os jogos.

E na Ucrânia, para o desespero de Andriy Shevchenko, a seleção da casa foi derrotada pela Grécia por 1 a 0. Os gregos estavam em situação complicada, já que empataram sem gol em casa na primeira partida. A Grécia vai participar de uma Copa pela segunda vez. A primeira e única participação do país em mundiais foi em 1994, nos Estados Unidos.

No Sudão, a Argélia venceu o Egito no jogo desempate pela última vaga do continente africano. O placar foi de 1 a 0 para os argelinos. O Egito, atual bicampeão africano e maior vencedor das competições regionais no continente, vai ver a Copa novamente pela televisão.

Já em Montevidéu, o Uruguai usou da velha e boa catimba para segurar a Costa Rica. O placar da decisão foi 1 a 1. No primeiro jogo, em San José, capital costarriquenha, os uruguaios venceram por 1 a 0. A nota positiva do próximo mundial é que os sete países campeões do mundo, Brasil, Argentina, Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra e França estarão presentes da África do Sul.

Como acontece sempre, algumas boas seleções ficarão de fora. Destaque para as eliminações de Egito e Rússia. Os russos têm uma geração de jogadores habilidosos e melhores do que oaqueles que levaram o país à suas duas últimas Copas, em 2002 e 1994. Mas estas duas seleções tiveram suas chances e não mereceram a vaga. Suécia e Croácia caíram em chaves equilibradas nas Eliminatórias e também ficaram de fora, mas ver seleções de volta, como Camarões, Dinamarca e Chile será interessante.

Confira a lista de todos os classificados. O sorteio dos grupos será no dia 4 de dezembro.


América do Sul

Brasil, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai.


Américas do Norte e Central

Estados Unidos, México e Honduras.


Europa

Alemanha, Itália, Inglaterra, França, Espanha, Holanda, Dinamarca, Sérvia, Eslováquia, Suíça, Eslovênia, Portugal e Grécia.



África

África do Sul, Gana, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões e Argélia.



Ásia

Austrália*, Japão, Coreia do Norte e Coreia do Sul.

* A Austrália pertence à Federação Asiática.



Oceania

Nova Zelândia



No blog Doutores da Bola, você vai continuar acompanhando o perfil de todas as seleções classificadas. Amanhã, falaremos mais da Argélia.

Nenhum comentário: