quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Harlei. Um ídolo muito contestado




Poucos são os clubes no Brasil que têm, nos dias de hoje, um atleta com mais de dez anos casa. Dentre estes poucos clubes está o Goiás que tem desde 1999 no seu gol o goleiro Harlei. São recordes e mais recordes batidos por esse jogador que já tem a sua história marcada no Goiás Esporte Clube.

Caso algum escritor algum dia venha a escrever sobre a história de Harlei no clube esmeraldino, certamente ele não poderá dizer que o goleiro esmeraldino “era um jogador incontestável”.

No início desta década os gritos da torcida do Goiás era para o goleiro reserva Kiko e até alguns anos a torcida clamava por Calaça. Harlei não é pior que nenhum destes dois, aliás ele é bem melhor. Ele tem uma postura diferente dos outros goleiros. Por ser pequeno, o goleiro afirma que “preciso jogar adiantado em certas ocasiões para alcançar os chutes” e “eu dou o soco na bola, pois minha estatura não é privilegiada”.

Um destes socos acabou saindo errado como foi no jogo contra o Coritiba e um tiro de meta foi mal no jogo contra o Barueri resultaram em gols dos times adversários. Isso já é o suficiente para a torcida do Goiás pedir a aposentadoria do goleiro.

Harlei sente as derrotas muito mais do que qualquer jogador. Certa vez perguntei se ele sentia que o grupo estava abatido pela derrota contra o Internacional e ele respondeu “eu não consigo sair de casa com derrotas deste tipo”.

E desde os últimos erros Harlei andava mesmo cabisbaixo. Mas ontem ele voltou a se redimir frente ao torcedor do Goiás e a crônica esportiva. Mesmo sendo pequeno, o goleiro pegou dois pênaltis e reviveu a mesma emoção que sentiu na final do campeonato goiano de 2003 e na segunda fase da Copa do Brasil também em 2003.

Após o jogo de ontem contra o Atlético Mineiro o atleta revelou que não gosta de pênalti e que sente que este não é o seu ponto forte. Chegou a se emocionar ao falar do carinho pelo Goiás e pela torcida esmeraldina. Afirmou também que sua família sente muito as críticas infundadas que são feitas por parte da crônica esportiva do estado.

De fato todo mundo recebe críticas. Mas Harlei é massacrado quando comete algum erro. E me pergunto por que será que o torcedor prefere vaiar um jogador tão identificado com o clube? Por causa de jogador ter vindo do Vila Nova? Não sei dizer.

São mais umas daquelas perguntas difíceis de responder quando estamos falando de emoção.

O certo é que para história de Harlei no Goiás devemos saber que ele para boa parte da torcida foi um “ídolo muito contestado”.

Site O Popular dia 17 de setembro

Nenhum comentário: