domingo, 20 de setembro de 2009

Vila Nova de 2009 assemelha-se com o time de 2006



Após a 25º rodada o torcedor do Vila Nova vê no time de 2009 muitas semelhanças com o time de 2006 que caiu para a terceira divisão. A primeira é que o presidente do clube naquela época, Carlos Alberto Barros, hoje, ainda é uma pessoa muito influente no clube colorado, já que é presidente do Conselho Deliberativo. Outra semelhança é a fraqueza que tinha aquela equipe assim como tem a atual.

Mas alguns outros dados mostram que as semelhanças podem ser ainda maiores.

O Vila Nova na 25º rodada em 2006 tinha a mesma campanha que o Vila na 25º rodada em 2009. Foram 32 pontos conquistados sendo 9 vitórias e 5 empates.

As constantes mudanças de treinadores do Vila em 2009, lembra também as trocas de técnicos em 2006. Naquele ano o time teve cinco comandantes diferentes no Campeonato Brasileiro. Foram eles Roberto Fernandes, Robson Alves, Luis Carlos Martins, Karmini Colombini e Maurício Simões.

Após a vitória contra o ABC de Natal no último sábado o técnico Zé Roberto foi efetivado. O ex-treinador do sub-20 agora tem a função de manter o Tigrão na Série B do futebol brasileiro. Se olharmos pelos dois jogos em que Zé Roberto foi o comandante podemos acreditar no Vila na segunda divisão do ano que vem. O treinador venceu a Portuguesa por 2 x 1 na 20º rodada e o ABC na 25º rodada por 1 a 0. Mas, se olharmos pelo histórico do clube comandado por Barros não temos esta mesma certeza.

A história de Zé Roberto assemelha-se com a de Karmino Colombini. O treinador interino que quando foi acionado não decepcionou e por isso assumiu de vez o time principal. Colombini foi o treinador do Vila na 22 rodada do brasileiro em 2006 no empate fora de casa com o Ituano por 1 a 1. Ele fez o chamado “tampão” após a saída de Luis Carlos Martins até a chegada de Maurício Simões.

Com a queda de Maurício Simões, Colombini foi chamado na 33º rodada quando o Vila empatou em casa contra o América de Natal e foi até a última rodada quando o time perdeu de 5 a 1 para o também rebaixado Guarani.

Com estas duas semelhanças ficam duas perguntas. A primeira se Zé Roberto será Karmino Colombini e a segunda se o Vila nas últimas 13 rodadas em 2009 terá melhor desempenho do que em 2006.

Quanto a primeira eu acredito que Zé Roberto pode tirar o Tigrão da queda e não ter uma história tão idêntica como a de Colombini. Até por que o atual comandante terá muitas rodadas para mostrar seu trabalho.

Para a segunda pergunta é preciso acreditar neste time dentro do Serra Dourada. Nas últimas 13 rodadas de 2006 o Vila só venceu dois jogos, empatou mais quatro e caiu com 42 pontos. Nas últimas 13 rodadas desse ano o tigre tem mais 7 jogos em Goiânia.

Será preciso 14 pontos para alcançar a marca de 46 pontos e se ver livre do risco de mais um rebaixamento.


Treinadores do Vila na Série B em 2006
Roberto Fernandes – 1º rodada
Robson Alves – 2º rodada
Luis Carlos Martins – 3º rodada a 21º rodada
Karmini Colombini – 22º rodada e 33º rodada a 38º rodada
Maurício Simões – 23º rodada a 32º rodada

Nenhum comentário: