terça-feira, 1 de setembro de 2009

Vocês ainda acreditam nas palavras daqueles que estão no poder?

Quem foi que disse que a construção de estádios para a Copa do Mundo no Brasil não terá dinheiro público?

Aliás, a pergunta não deve ser esta. Devemos ser mais ousados ao tratar deste assunto. O certo seria... Quem foi que acreditou que o dinheiro público não iria financiar grande parte dos estádios da Copa do Mundo? E quem achou que os prazos estipulados pelo COL seriam cumpridos?

Ás vezes a gente tenta acreditar nestas mirabolantes histórias contadas pelos nossos ministros, secretários, governadores, presidentes...

Em maio, durante a escolha das sedes, os funcionários do COL afirmaram que os prazos de licitação dos estádios com projetos estatais deveriam estar prontos até o dia 31 de setembro. Os três estádios que não têm responsabilidade dos governos estaduais são: o Morumbi, a Arena da Baixada e o Beira-Rio.

Pois bem. Hoje por acaso é dia 1º de setembro e nada dos nove editais de licitação prontos. Há alguns meses o comitê dizia "quem não cumprir os prazos estará fora do Copa do Mundo".

Este discurso com tom de seriedade é deixado de lado. A nova postura é "o COL só cobrará que as obras comecem em fevereiro de 2010, como manda a Fifa". Quem duvidou das promessas iniciais sente-se hoje mais preparado com frases como esta do que aqueles que acreditaram no clamor inicial de uma Copa no Brasil.

Sem querer ser a voz da oposição, mas, sinceramente, duvido que o prazo para início das obras sejam cumpridos em todas as 12 cidades. Assim como os prazos para entrega das obras que é no final de 2012.

Em alguns locais, os editais de licitação ainda não saíram devido à falta de projeto de rentabilidade das arenas após a Copa do Mundo. Como é o caso da Arena do Recife, da Fonte Nova e do Verdão.

A outra promessa, encabeçada pelo Ministro dos Esportes Orlando Silva e pelo presidente da CBF Ricardo Teixera, de que não haveria dinheiro público na construção das arenas, também já foi desmentida há algum tempo. No dia 9 de junho o prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) afirmou que o estádio Verdão terá "100% dos recursos do governo estadual”.

No Amazonas o governo estadual não encontrou parceiros do setor privado e, portanto,o dinheiro público irá bancar um ano de obras. No Distrito Federal já existem empreiteras pré-qualificadas para a obra que iram usar dinheiro público. O governo do Rio Grande do Norte ainda espera pelas empresas privadas, mas já deu indícios de que pode assumir os custos da obra.

Nesta semana está ocorrendo o encontro entre os governos de Brasil-Alemanha na cidade de Vitória. Na pauta o governo alemão apresenta ao presidente Luis Inácio Lula da Silva algumas empresas germânicas que estão interessadas em ajudar o governo brasileiro na questão de logística para a disputa do torneio.

Fica a expectativa do encontro de Lula com os alemães. E enquanto isso continua a pergunta. Vocês ainda acreditam nas palavras daqueles que estão no poder?

Nenhum comentário: