sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O dia do rádio




No dia 25 de setembro, comemora-se no Brasil o dia do rádio. Esta data não poderia passar em branco no blog da equipe Doutores da Bola, que faz transmissões esportivas nos 870am há nove anos. A data é em homenagem a Edgar Roquette-Pinto, que nasceu em 25 de setembro de 1884. Ele foi o responsável pela fundação da primeira emissora de rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que em 1936 foi doada ao Ministério da Educação e desde então passou a se chamar Rádio MEC.

Roquette-Pinto estudou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, foi membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Letras. Em 1922, percebeu a importância do rádio durante a primeira transmissão radiofônica no Brasil, um discurso realizado do alto do Corcovado pelo então presidente Epitácio Pessoa, no evento que marcou as comemorações pelo centenário da Independência. Menos de um ano depois foi fundada a Rádio Sociedade.

Edgar Roquette-Pinto faleceu em 18 de outubro de 1954. Ele é considerado o "Pai do Rádio Brasileiro''. O rádio é o instrumento de comunicação mais popular do mundo. E também o mais fascinante.

Nenhum comentário: