terça-feira, 1 de setembro de 2009

O amadorismo que ainda reina no futebol


“Esse time não merece a torcida que tem”, “Como este jogador pode atuar no meu time?”. Você já está cansado de ouvir essas frases, mas sempre elas estão presentes no cotidiano de quem acompanha futebol.
Alguns grandes exemplos de como o futebol brasileiro é amador são Fluminense e Vila Nova. Quer exemplos?

- 67 jogadores já passaram pela equipe profissional do Vila Nova no ano de 2009 (O ano ainda não acabou, até o fim da temporada mais jogadores poderão chegar)

- 24 técnicos passaram pelo Fluminense de 2000 para cá.

O Vila Nova possui uma das torcidas mais apaixonadas do futebol brasileiro, mas a direção do clube não acompanha essa paixão e não sabe gerenciar todo esse patrimônio. A cada ano os mesmos erros são cometidos e a perspectiva de mudanças são quase nulas. Uma grande reformulação precisa ser feita, inclusive com a contratação de alguém que tenha conhecimento de futebol e não diretor de futebol que é agente FIFA e tem mais interesse em se beneficiar do que ajudar o clube.

O Fluminense é patrocinado por uma empresa líder de mercado que investe pesado no departamento de futebol do clube, mas que acha que por investir uma quantia alta tem total direito de mandar no clube, tendo até mais poder que o próprio presidente. Alguns jogadores recebem em dia pelo patrocinador, enquanto outros atletas, comissão técnica e funcionários do clube ficam com salários atrasados de dois, três meses.

Estes são alguns poucos exemplos de como o futebol brasileiro é amador. Várias outras equipes poderiam ser citadas, mas aí tomaria todo o espaço do blog.

Um comentário:

Vinícius Moura disse...

O Fluminense é um time com mais potencial financeiro e mais desarrumado do futebol carioca.

O Vila Nova há muitos anos vive a mesma situação e como foi dito parece que jamais vai mudar.

Outro caso que a gente pode citar é o Bahia. Time como uma força impressionante para um time do nordeste brasileiro mas que anos não está fazendo boas campanhas no futebol nacional.