segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Quem vai ser o próximo?

Hoje, o Conselho Mundial da FIA definiu as punições para os envolvidos com o acidente de Nelsinho Piquet, em Cingapura. Por envolvidos, leia-se Flavio Briatore e Pat Symonds.
Briatore foi banido da Fórmula Um e de qualquer evento realizado pela Federação Internacional de Automobilismo. Dessa forma, o italiano não vai poder colocar os pés em autódromo nenhum, seja no paddock trabalhando, seja apenas assistindo as provas. Além disso, Briatore não vai mais poder ser manager de pilotos. Os novatos que aceitarem o agenciamento do ex-chefe da Renault não vão tirar suas superlicenças. Mark Webber, Heikki Kovalainen, Romain Grosjean precisam encontrar novos managers para renovar seus papéis.
Pat Symonds foi suspenso por cinco anos. Fernando Alonso e Nelsinho Piquet saíram ilesos. A Renault vai ficar de “aviso prévio” por dois anos. Caso a equipe saia da linha, a FIA coloca em vigor a suspensão até o fim de 2011. No final das contas, a equipe gaulesa saiu no lucro.
Com isso tudo, só se pode perceber que a FIA aprendeu a ameaçar as equipes. No início do ano, com o episódio da mentira de Lewis Hamilton diante à Corte, a equipe inglesa e Hamilton ficaram sob o mesmo aviso. Ameaçaram banir o time de Woking, por reincidência, mas a federação se contentou, apenas, com a saída de Ron Dennis.
Max Mosley e Bernie Ecclestone estão querendo tirar os dinossauros da categoria, quando eles também estão na mira. Mosley já está com os dias contados, falta saber quando vai sair a aposentadoria de Ecclestone, que já falou em pendurar as sapatilhas. Enquanto isso, Ross Brawn que se cuide.

Nenhum comentário: